Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que caso Fifa mostra interferência dos EUA fora de sua jurisdição

Sete dirigentes da entidade foram presos sob acusações de corrupção e lavagem de dinheiro

Internacional|

Para Putin, prisões realizadas na Suíça foram uma "tentativa óbvia" de impedir a reeleição do presidente da Fifa, Joseph Blatter
Para Putin, prisões realizadas na Suíça foram uma "tentativa óbvia" de impedir a reeleição do presidente da Fifa, Joseph Blatter Para Putin, prisões realizadas na Suíça foram uma "tentativa óbvia" de impedir a reeleição do presidente da Fifa, Joseph Blatter

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira (28) os Estados Unidos de interferência fora de sua jurisdição na operação que resultou na prisão de dirigentes da Fifa.

Putin disse que as prisões realizadas na Suíça na quarta-feira foram uma "tentativa óbvia" de tentar impedir a reeleição do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de 79 anos, apoiado pela Rússia.

O esporte mais popular do mundo sofreu uma turbulência nesta semana quando sete dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos sob acusações norte-americanas de corrupção, e enfrentam extradição. Autoridades suíças também anunciaram uma investigação criminal na escolha das sedes das próximas duas Copas do Mundo, incluindo o torneio de 2018 na Rússia.

"A casa caiu": Escândalo de corrupção na FIFA domina noticiário internacional

Publicidade

"Se algo aconteceu, não aconteceu em território norte-americano e os Estados Unidos não têm nada a ver com isso", disse Putin. "Esta é outra tentativa descarada (dos Estados Unidos) de estenderem sua jurisdição para outros países", acrescentou.

Cronologia de investigações relacionadas a Fifa nos últimos anos

Publicidade

Citando o ex-prestador de serviço de agência de inteligência dos EUA Edward Snowden e o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, ambos se escondendo no exterior da Justiça norte-americana, Putin questionou o direito de Washington em pedir a extradição de autoridades da Fifa.

"Infelizmente, nossos parceiros norte-americanos usam tais métodos para alcançar seus objetivos egoístas e perseguir pessoas ilegalmente. Eu não descarto que no caso da Fifa, é a mesma coisa", disse Putin.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.