Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que relações com Estados Unidos estão cada vez piores

O presidente russo também lamentou a guerra comercial entre EUA e China e advertiu sobre destruição da arquitetura das relações internacionais

Internacional|Da EFE

Vladimir Putin, da Rússia, alertou sobre piora das relações com EUA
Vladimir Putin, da Rússia, alertou sobre piora das relações com EUA Vladimir Putin, da Rússia, alertou sobre piora das relações com EUA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu nesta quinta-feira (13) que as relações com os Estados Unidos se deterioram e são cada vez "piores", às vésperas de uma possível reunião no final de mês com o presidente americano, Donald Trump, durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Osaka, no Japão.

Putin fez a declaração em entrevista ao canal de televisão Mir, onde destacou que "nos últimos anos o atual governo (americano) tomou várias dezenas de decisões sobre sanções contra a Rússia".

Leia também

O presidente russo também lamentou a guerra comercial entre EUA e China e advertiu que qualquer passo que destrua a arquitetura internacional de relações econômicas prejudicará "todos seus" participantes.

"Por isso, esperamos que, enfim, o bom senso impere. Espero que nós e todos nossos parceiros, incluindo os americanos, possamos chegar a alguma decisão construtiva dentro da próxima cúpula do G20", afirmou Putin.

Publicidade

Ao receber em maio o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, Putin afirmou acreditar que "Trump pretende reconstruir as relações entre EUA e Rússia e retomar os contatos para resolver os temas de interesse mútuo".

Ambos os países discordam, entre outras coisas, na atitude para a solução para a crise na Venezuela, no problema nuclear iraniano e nos tratados de desarmamento nuclear.

Publicidade

Trump afirmou na quarta-feira que deve se reunir com Putin em Osaka, onde também espera se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping.

Por outro lado, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que Washington ainda não confirmou oficialmente os planos da Casa Branca de realizar tal encontro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.