Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin e Trump dialogam sobre estabilidade e controle de armas

Putin e Trump ainda celebraram o 45º aniversário do programa Apollo-Soyuz, o primeiro projeto conjunto entre os dois países no espaço

Internacional|Da EFE

Vladimir Putin e Donald Trump conversaram nesta quinta pelo telefone
Vladimir Putin e Donald Trump conversaram nesta quinta pelo telefone Vladimir Putin e Donald Trump conversaram nesta quinta pelo telefone

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta quinta-feira sobre temas atuais de estabilidade estratégica e controle de armas, informou o Kremlin em comunicado.

Leia mais: Rússia negocia com EUA a libertação do traficante 'mercador da morte'

"O problema da estabilidade estratégica e do controle de armas foi abordado em detalhes, levando em consideração a responsabilidade especial da Rússia e dos Estados Unidos na manutenção da paz e da segurança internacionais", disse a presidência russa.

De acordo com o Kremlin, as partes confirmaram a validade das consultas bilaterais sobre estas questões, incluindo as relativas ao acordo nuclear START III, que expira em 2021.

Publicidade

No dia 8 de abril, quando se passaram dez anos desde que o tratado foi assinado em Praga pelo então presidente russo Dmitry Medvedev e pelo mandatário americano Barack Obama, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que considerava "essencial" preservar o pacto e se disse otimista a respeito de uma resposta "pronta e positiva" de Washington.

Putin também propôs em dezembro do ano passado a prorrogação da vigência do acordo "sem quaisquer condições prévias".

Publicidade

Armas nuleares

Ao dialogarem sobre a situação em torno do acordo nuclear com o Irã, os presidentes destacaram a importância dos "esforços colectivos para apoiar a estabilidade regional e o regime global de não proliferação nuclear".

Outro assunto mencionado foi a interação comercial e econômica entre os dois países, além da cooperação entre ambos no combate ao novo coronavírus.

Putin e Trump ainda celebraram o 45º aniversário do programa Apollo-Soyuz, o primeiro projeto conjunto entre os dois países no espaço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.