Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Referendo sobre corrupção não atinge quórum na Colômbia

Com quase 100% dos votos apurados, 11,6 milhões de pessoas votaram, menos de um terço dos 36,4 milhões de eleitores válidos

Internacional|

Combate à corrupção tem ganhado importância no país
Combate à corrupção tem ganhado importância no país Combate à corrupção tem ganhado importância no país

Um referendo na Colômbia sobre sete medidas de combate à corrupção não atingiu o quórum necessário no domingo, anulando os resultados embora cada uma das sete mudanças, incluindo uma redução nos salários de parlamentares e limitações de mandatos para cargos públicos, tenha alcançado ao menos 99 por cento de apoio.

O combate à corrupção tem ganhado importância no país nos últimos anos à medida que a segurança melhorou e colombianos voltaram sua atenção para escândalos incluindo compras de votos e o recebimento de propina para vencer licitações públicas.

Leia também

A corrupção custa US$ 17 bilhões ao país por ano, mais de R$69 milhões, o equivalente a 5,3% de seu PIB, segundo a Controladoria-Geral da Colômbia.

Para ser aprovada, cada pergunta precisava de um pouco mais de 12,1 milhões de votos. Com quase 100% dos votos apurados, 11,6 milhões de pessoas votaram, menos de um terço dos 36,4 milhões de eleitores válidos.

Publicidade

Cada uma das sete medidas, incluindo proibir a prisão domiciliar para condenações por corrupção, forçar políticos eleitos a publicar suas declarações de imposto de renda e impor um limite de três mandatos para parlamentares, conseguiu mais de 99 por cento de apoio.

Defensores do referendo disseram que a votação mostrou que colombianos estão revoltados com escândalos de corrupção e que querem garantir que políticos sejam responsabilizados.

"Nos faltou cinco centavos, mas isso abalou a classe política tradicional", disse a senadora Angélica Lozano, que apoiou o voto "Sim", a uma rádio local. "Os cidadãos querem uma mudança real e genuína".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.