Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido e União Europeia abrem 'novo capítulo' com acordo sobre Irlanda do Norte

Governo e representantes do bloco chegaram a definição para controle comercial na ilha ao leste da Grã-Bretanha

Internacional|

Rishi Sunak (à esq.) e Usula von der Leyen (à dir.) durante coletiva de imprensa em Windsor
Rishi Sunak (à esq.) e Usula von der Leyen (à dir.) durante coletiva de imprensa em Windsor Rishi Sunak (à esq.) e Usula von der Leyen (à dir.) durante coletiva de imprensa em Windsor

O Reino Unido e a União Europeia anunciaram, nesta segunda-feira (27), "um novo capítulo" na relação bilateral, após chegarem a um acordo sobre os controles comerciais pós-Brexit na Irlanda do Norte.

Após meses de longas e tensas negociações, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram o acordo em uma coletiva de imprensa em Windsor, no oeste de Londres.

"É o começo de um novo capítulo em nossas relações", disse Sunak. "O Reino Unido e a União Europeia tiveram suas diferenças no passado, mas somos aliados, parceiros comerciais e amigos", insistiu.

Von der Leyen ressaltou o fato "histórico" e também garantiu um "novo capítulo" nas relações entre Bruxelas e Londres, antes de se reunir com o rei Charles 3º em Windsor.

Publicidade

Sunak explicou que o novo acordo facilita significativamente a alfândega estabelecida no Mar da Irlanda para proteger o mercado único europeu na província britânica após o Brexit.

Com o novo pacto, apenas as mercadorias com destino à República da Irlanda, ou seja, ao mercado único da União Europeia, estarão sujeitas a controles. Já os artigos destinados à Irlanda do Norte têm passagem livre.

"A complexa burocracia alfandegária será abolida", prometeu o premiê britânico.

Londres testa 'tinta de xixi' para desencorajar urina na rua

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.