Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido mantém compromisso com acordo nuclear do Irã

Boris Johnson ligou para presidente iraniano cobrando fim das hostilidades e reafirmando compromisso com tratado, que foi abandonado pelos EUA

Internacional|, com R7

Johnson conversou com presidente do Irã
Johnson conversou com presidente do Irã Johnson conversou com presidente do Irã

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reiterou nesta quinta-feira (9) que o Reino Unido mantém seu compromisso com o acordo nuclear do Irã em telefonema com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse o porta-voz do premiê.

"O primeiro-ministro conversou com o presidente Rouhani, do Irã, nesta manhã. Eles discutiram a situação na região após a morte de Qassam Soleimani, e o premiê pediu o fim das hostilidades", disse o porta-voz a repórteres.

"O premiê reiterou que o compromisso contínuo do Reino Unido com o JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global) e com o diálogo contínuo para evitar a proliferação nuclear e reduzir as tensões", afirmou ele, acrescentando que a posição britânica é de que o acordo é o melhor possível.

Trump cobrou novo acordo

Publicidade

No pronunciamento oficial de Donald Trump após o ataque iraniano a bases militares no Iraque, o presidente dos EUA cobrou do Reino Unido e também da França, China, Alemanha e Rússia que se posicionassem contra o regime iraniano e apoiassem um novo acordo nuclear com o Irã.

Segundo Trump, o atual acordo — que foi negociado e assinado por Barack Obama e pelas outras cinco potências — teria permitido ao Irã financiar grupos terroristas e conflitos no Oriente Médio, como no Iêmen e Síria.

Publicidade

O acordo suspendeu diversas sanções econômicas mediante compromissos de Teerã com a redução das atividades de seu programa nuclear e a proibição de aquisição de urânio enriquecido para produção de armas atômicas.

Em 2018, Trump saiu do acordo e passou a impor duras sanções ao Irã, que levaram o país a uma crise econômica. O governo iraniano, por sua vez, nega que as sanções estejam prejudicando a economia local.

EM VÍDEO: Donald Trump fala sobre ataque contra bases americanas no Iraque

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.