Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia deve cessar-fogo na Ucrânia, dizem EUA e Otan

Apesar da trégua acertada em fevereiro, os disparos continuam na região de Shyrokyne

Internacional|

Kerry relatou aos ministros de Relações Exteriores da aliança Otan sobre a reunião sua reunião com Vladimir Putin
Kerry relatou aos ministros de Relações Exteriores da aliança Otan sobre a reunião sua reunião com Vladimir Putin Kerry relatou aos ministros de Relações Exteriores da aliança Otan sobre a reunião sua reunião com Vladimir Putin

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, fez um apelo pelo fim dos embates na região da cidade litorânea ucraniana de Shyrokyne nesta quarta-feira (13), após a Otan pedir que a Rússia implemente integralmente o acordo de cessar-fogo na Ucrânia.

Apesar da trégua acertada em fevereiro, os disparos continuam na região de Shyrokyne, perto da estratégica cidade portuária de Mariupol. O governo de Kiev teme que os separatistas tentem tomar o porto para ajudar a consolidar o controle de distritos do leste ucraniano.

EUA dizem que Rússia está intensificando presença militar na Ucrânia

A Rússia nega o fornecimento de armas a soldados em apoio à insurgência no leste da Ucrânia, que já deixou mais de 6.100 pessoas mortas, e acusa o governo ucraniano de violar o cessar-fogo.

Publicidade

Kerry viajou ao resort de Antalya, na Turquia, para relatar aos ministros de Relações Exteriores da aliança Otan sobre a reunião de oito horas na terça-feira (12) com o presidente russo, Vladimir Putin, e o chanceler Sergei Lavrov.

"Houve uma concordância forte entre todos os membros da Otan de que esse momento é crítico no que se refere à ação da Rússia e de separatistas para fazer valer o acordo de Minsk", disse Kerry, em uma referência ao acordo de cessar-fogo que tem sido desrespeitado regularmente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.