Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia muda posição sobre ataque a hospital na Ucrânia

Autoridades russas divergem e as declarações oscilaram entre negar de maneira agressiva e pedir investigações sobre o ocorrido

Internacional|

Hospital na cidade de Mariupol ficou destruído após ataque do Exército russo
Hospital na cidade de Mariupol ficou destruído após ataque do Exército russo Hospital na cidade de Mariupol ficou destruído após ataque do Exército russo

A Rússia mudou nesta quinta-feira (10) sua posição sobre o bombardeio de um hospital infantil e maternidade na cidade ucraniana de Mariupol, com uma mistura de declarações que oscilaram entre negações agressivas e um pedido para estabelecer fatos claros.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, acusou a Rússia na quarta-feira (9) de genocídio depois que autoridades disseram que uma aeronave russa bombardeou o hospital, deixando pacientes em meio aos escombros, apesar de um acordo de cessar-fogo para que as pessoas fugissem da cidade sitiada.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Reuters, após um pedido de comentário: "As forças russas não disparam contra alvos civis".

Nesta quinta-feira, ele afirmou que o Kremlin investigaria o incidente.

Publicidade

"Definitivamente vamos perguntar aos nossos militares, porque você e eu não temos informações claras sobre o que aconteceu lá", disse Peskov a repórteres. "E é muito provável que os militares forneçam algumas informações."

Leia também

Outras autoridades russas adotaram uma linha mais agressiva, classificando o ataque ao hospital como notícia falsa.

Publicidade

"Isso é terrorismo de informação", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

Dmitry Polyanskiy, o primeiro vice-representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, afirmou que a instalação atingida era uma antiga maternidade que havia sido tomada por tropas ucranianas.

"É assim que nascem as notícias falsas", disse ele, acrescentando que a Rússia alertou em 7 de março que o hospital havia sido transformado em um objeto militar do qual os ucranianos estavam disparando.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.