Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia põe em dúvida proposta de Biden para novo tratado nuclear

Presidente dos Estados Unidos convidou russos para conversar sobre armamentos, convenção na qual China também faria parte

Internacional|

Joe Biden e Vladimir Putin tiveram relação política abalada após invasão da Ucrânia
Joe Biden e Vladimir Putin tiveram relação política abalada após invasão da Ucrânia Joe Biden e Vladimir Putin tiveram relação política abalada após invasão da Ucrânia

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, pôs em dúvida nesta segunda-feira (1º) a proposta do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que sugeriu negociações imediatas para a assinatura de um novo tratado nuclear.

"E nós precisamos disso? O mundo mudou", escreveu Medvedev em seu canal no Telegram.

Medvedev ressaltou que Biden, "fazendo das tripas coração", admitiu que, "mesmo em tempos de Guerra Fria, a União Soviética e os Estados Unidos abordavam questões de segurança e chegavam a compromissos", para o que seria necessário um novo tratado para substituir o Novo Start, que expira em 2026.

"Tudo isso, é claro, está certo. No entanto, eu insisto. Agora a situação é muito pior do que na Guerra Fria. Muito pior! E não temos culpa", acrescentou.

Publicidade

Biden expressou nesta segunda-feira sua disposição de começar a negociar "imediatamente" com a Rússia um tratado para substituir o Novo Start, que limita o número de armas nucleares de ambas as superpotências.

No entanto, advertiu que qualquer negociação "requer um parceiro disposto a operar de boa-fé" e lembrou que "a agressão brutal e injustificada da Rússia contra a Ucrânia abalou a paz na Europa e constitui um ataque contra os princípios fundamentais da ordem internacional".

Publicidade

"Nesse contexto, a Rússia deve demonstrar que está pronta para retomar o trabalho de controle de armas nucleares com os EUA", disse o presidente americano, em comunicado por ocasião da conferência de não proliferação nuclear em Nova York.

Leia também

O Novo Start limita o número de armas nucleares estratégicas, com um máximo de 1.550 ogivas nucleares e 700 sistemas balísticos.

Publicidade

Putin, que sustenta que a corrida armamentista no mundo "está em andamento" desde que os EUA abandonaram o tratado antimísseis em 2002, dirigiu-se hoje à conferência de não proliferação com a frase: "Em uma guerra nuclear não pode haver vencedores".

"Essa não deve ser desencadeada jamais; defendemos a segurança em termos iguais e indivisíveis para todos os membros da comunidade internacional", completou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.