Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário dos EUA diz que ações de Putin violam acordos estabelecidos após as guerras mundiais

Antony Blinken agradeceu o apoio da União Europeia tanto ao povo ucraniano quanto na promoção de sanções contra a Rússia

Internacional|Do R7

Antony Blinken em encontro nesta sexta (4) com autoridades da União Europeia
Antony Blinken em encontro nesta sexta (4) com autoridades da União Europeia Antony Blinken em encontro nesta sexta (4) com autoridades da União Europeia

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nesta sexta-feira (4) que permitir que o presidente russo, Vladimir Putin, viole de maneira impune os princípios comuns estabelecidos após as guerras mundiais "abrirá uma caixa de Pandora de perigo não só para nós, mas para o resto do mundo".

"O que está em jogo é a vida dos ucranianos e, além disso, os princípios fundamentais que estabelecemos juntos após as duas guerras mundiais", disse Blinken ao chegar ao Conselho das Relações Exteriores da União Europeia, onde participará de uma reunião extraordinária com os ministros da Ucrânia, do Reino Unido e do Canadá.

Blinken mencionou que "a noção de que um país não pode alterar as fronteiras de outro pela força" e que "um país não pode ditar as decisões dos cidadãos de outro país sobre o seu futuro", bem como o conceito "passado" de "esferas de influência, em que um país submete os seus vizinhos contra a sua vontade".

"Se permitirmos que esses princípios sejam violados, como Putin está fazendo agora, com impunidade, isso abrirá uma caixa de Pandora de perigo não só para nós, mas para todo o mundo", disse o político americano, que reconheceu que "a aposta é alta", mas disse estar convencido de que o Ocidente "será bem-sucedido".

Publicidade

Blinken também aplaudiu a reação europeia à agressão da Rússia contra a Ucrânia, tanto em termos de sanções como de ajuda aos ucranianos, que descreveu como "histórica", e assegurou que o esforço que o presidente Joe Biden tem feito desde o início do mandato pelas relações com a União Europeia "está sendo essencial".

"Enfrentamos juntos uma guerra escolhida por Putin, não provocada, injustificada e com consequências horríveis para pessoas reais, pais, mães, crianças. Estamos empenhados em tudo para impedi-lo", disse o secretário de Estado americano.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/secretario-dos-eua-diz-que-acoes-de-putin-violam-acordos-estabelecidos-apos-as-guerras-mundiais-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.