Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 62 número de mortos em ataque a mesquita no Afeganistão

Ministério do Interior afirmou que explosão aconteceu devido à ação de um homem-bomba e condenou de forma veemente o atentado

Internacional|Da EFE

32 pessoas ficaram feridas na explosão em mesquita no leste do Afeganistão
32 pessoas ficaram feridas na explosão em mesquita no leste do Afeganistão 32 pessoas ficaram feridas na explosão em mesquita no leste do Afeganistão

Pelo menos 62 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas, nesta sexta-feira (18), em um atentado com explosivos em mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, segundo o último balanço divulgado pelas autoridades.

"Temos 62 pessoas mortas e 36 feridas, a explosão ocorreu dentro da mesquita, mas por enquanto não está claro se (foi) devido a um homem-bomba ou uma bomba", declarou à Agência Efe, o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai.

Já o Ministério do Interior, através de seu porta-voz Sediq Sediqqi, afirmou a explosão aconteceu devido à ação de um homem-bomba.

Governo culpa talibãs; grupo nega participação

Publicidade

"O governo afegão condena veementemente o ataque suicida de hoje em uma mesquita na província de Nangarhar", disse Sediqqi, antes de acusar os "talibãs e seus cúmplices" de atacar a população civil nos lugares de culto.

Leia também

Porém, os talibãs negaram participação no ato e nenhum outro grupo armado assumiu, até o momento, a responsabilidade pelo atentado.

Publicidade

"Um ataque com morteiros ou uma explosão contra uma mesquita no distrito de Haska-Mena, na província de Nangarhar, é um grande crime. O Emirado Islâmico (como os talibãs se definem) condena veementemente esse crime covarde", disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.

Explosão na hora da oração

Publicidade

O ataque aconteceu em Haska-Mena, por volta das 14h (horário local, 6h30 de Brasília), quando o local estava lotado de fiéis por conta da oração da sexta-feira, disse à Efe, o porta-voz da polícia de Nangarhar, Mubariz Atal.

A explosão ocorre um dia depois que a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama, sigla em inglês) advertisse em um relatório que a violência no país aumentou nos últimos meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.