Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taiwan derruba drone pela primeira vez na costa chinesa

De acordo com autoridades da Taipé, aeronave civil não tinha autorização para sobrevoar espaço aéreo do país

Internacional|

Tecnologia dos drones têm sido acrescentada gradativamente em forças armadas
Tecnologia dos drones têm sido acrescentada gradativamente em forças armadas Tecnologia dos drones têm sido acrescentada gradativamente em forças armadas

As Forças Armadas de Taiwan derrubaram pela primeira vez nesta quinta-feira (1º) um drone civil não identificado que entrou no espaço aéreo do país perto de uma ilhota na costa chinesa, depois que o governo prometeu tomar medidas duras para lidar com um aumento dessas invasões.

Pequim, que reivindica Taiwan como território chinês, mesmo contra as fortes objeções do governo de Taipé, tem realizado exercícios militares ao redor da ilha desde o início do mês passado em reação a uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

O governo de Taiwan disse que não vai provocar ou aumentar as tensões, mas ficou particularmente irritado recentemente com casos repetidos de drones chineses em ilhas controladas por Taiwan perto da costa da China.

O comando de defesa de Kinmen, um grupo de ilhas controladas por Taiwan em frente às cidades chinesas de Xiamen e Quanzhou, disse em comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa de Taiwan que o drone entrou no espaço aéreo restrito sobre a ilhota do Leão logo após o meio-dia no horário local.

Publicidade

As tropas na ilhota tentaram adverti-lo, mas sem sucesso, então o derrubaram, com os restos caindo no mar, acrescentou.

Taiwan disparou tiros de advertência contra um drone pela primeira vez na terça-feira (30), logo após a presidente Tsai Ing-wen ordenar que os militares tomassem "fortes contramedidas" diante do que ela chamou de provocações chinesas.

O Ministério das Relações Exteriores da China, que na segunda-feira rejeitou as reclamações de Taiwan sobre drones como nada "para fazer barulho", encaminhou perguntas ao Ministério da Defesa, que ainda não comentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.