"Oi, pessoal, a gente começou a nossa viagem sentido fronteira com a Ucrânia. Saímos de Varsóvia. O cinegrafista Gilson Fredy ali atrás e aqui na frente o Mika, um empresário polonês que tem feito esse trajeto algumas vezes desde o início da guerra"
"Mika, a situação é complicada mesmo para vocês poloneses, não é?"
"Muito complicada. É a primeira vez na minha vida que temos essa situação tão complicada e preocupante".
Pessoas cruzam a fronteira entre Polônia e Ucrânia
Kacper Pempel/Reuters - 24.02.22"E um detalhe. Antes de sair de Varsóvia, a gente tentou passar em uma casa de câmbio e compramos os últimos dólares disponíveis, já não havia euros. A moeda local se desvalorizou em uma semana 10%. Foi uma corrida por dinheiro".
"Vamos lá, seguir na estrada. Em três ou quatro horas, a gente deve estar na fronteira com a Ucrânia. Boa sorte para todo mundo!"
"A gente vai tentar agora cruzar a imigração polonesa e ucraniana e encontrar um produtor que está nos esperando do outro lado. Confesso que é um momento de muita ansiedade, de angústia, porque a gente cruza a fronteira num momento em que todo mundo está tentando sair do país".
"É a nossa missão chegar do outro lado e contar a história, contar o que está acontecendo nesse país invadido pela Rússia, pelas tropas de Vladimir Putin. Desejem sorte para a gente, porque a gente vai precisar, mas com certeza tudo vai dar certo".
Refugiados deixam a Ucrânia e buscam auxílio na Polônia
Emmanuel DUPARCQ / AFP - 02.03.22"Pessoal, cruzamos a fronteira com a Ucrânia. Agora, temos que caminhar um quilômetro em meio à escuridão para encontrar o produtor. Temos as malas, os equipamentos e vamos fazer a caminhada. Vamos lá!"