Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto na Indonésia deixa mais de 500 alpinistas presos em vulcão 

Visitantes da França, Tailândia, Holanda e Malásia estão entre os que esperam para serem evacuados. Alpinista malaia está entre mortos no terremoto

Internacional|Nayara Fernandes, Do R7, com agências

Alpinistas indonésios e estrangeiros são vistos depois de saírem do Monte Rinjani
Alpinistas indonésios e estrangeiros são vistos depois de saírem do Monte Rinjani Alpinistas indonésios e estrangeiros são vistos depois de saírem do Monte Rinjani

Mais de 500 alpinistas estão presos no Monte Rinjani, localizado na ilha turística de Lombok, Indonésia, após um terremoto de magnitude 6,4 deixar 17 mortos, 160 feridos, e mais de mil casas danificadas no domingo (29).

De acordo com as autoridades do Parque Nacional, uma rota importante para o cume da montanha de 3.726 metros foi derrubada, impedindo a saída das vítimas.

Por ser o segundo vulcão mais alto da Indonésia, Rinjani é um destino popular para escalada entre turistas. Visitantes da França, Tailândia, Holanda e Malásia estão entre os que esperam para serem evacuados da montanha.

Uma alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail está entre os mortos confirmados no terremoto.

Publicidade
Alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail morreu durante terremoto na Indonésia
Alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail morreu durante terremoto na Indonésia Alpinista da Malásia Siti Nur Iesmawida Ismail morreu durante terremoto na Indonésia

"Assim que sentimos o tremor sob nossos pés, olhamos para cima e vimos pessoas caindo ... e pedregulhos rolando para o lago", disse Suhas Yadav, um dos três visitantes indianos perto do cume quando o terremoto aconteceu. “Depois disso, tudo em que consegui pensar foi descido a colina o maisrápido que pude”.

Monte Rinjani é atração turística na Indonésia
Monte Rinjani é atração turística na Indonésia Monte Rinjani é atração turística na Indonésia

O funcionário da agência de mitigação de desastres Agung Pramuja informou à Reuters que equipes com cerca de 100 policiais e socorristas estão trabalhando para descer os alpinistas em segurança, com helicópteros procurando por mais pessoas perdidas e deixando suprimentos para as que foram encontradas. A previsão é de que os alpinistas cheguem ao pé da montanha por volta das 17h do horário local.

Localizada no "Círculo de Fogo", área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, os terremotos são bem comuns na Indonésia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.