Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia acusa tropas russas de impedir saída de moradores da cidade de Mariupol

Segundo as Forças de Operação Conjunta do país, os invasores orientaram ataques 'na direção do corredor humanitário'

Internacional|

Saídas de Mariupol estão fechadas há mais de uma semana
Saídas de Mariupol estão fechadas há mais de uma semana Saídas de Mariupol estão fechadas há mais de uma semana

As Forças de Operação Conjunta da Ucrânia denunciaram que as tropas russas impediram nesta terça-feira (8) a saída da população civil da cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país, por onde trafegavam diversos ônibus e caminhões com ajuda humanitária.

"Para evacuarem os civis de Mariupol ao longo de uma só rota, os defensores da cidade tomaram uma série de medidas: livrar as estradas de minas, retirar valas etc.", indicou o comando, por meio de postagem no Facebook. "No entanto, os invasores não deixaram sair da cidade as crianças, mulheres e idosos."

Ainda segundo as Forças de Operação Conjunta ucranianas, os russos iniciaram o ataque "exatamente na direção do corredor humanitário".

A nota ainda classifica as ações de "atos desumanos" por parte dos russos. "Não são outra coisa que não o genocídio da população da Ucrânia", afirma a publicação.

Publicidade

Mais cedo, a prefeitura de Mariupol divulgou, por meio do Telegram", que a ajuda humanitária estava vindo de Zaporizhzhia para a cidade. A mensagem foi acompanhada de um vídeo em que aparecem ônibus amarelos e a foto de um caminhão de transporte.

O chefe-adjunto do gabinete da Presidência da Ucrânia, Kirill Timoshenko, também confirmou que havia uma ajuda humanitária em direção a Mariupol, junto com ônibus para serem utilizados na operação de evacuação.

A cidade está totalmente bloqueada pelas forças russas faz mais de uma semana. O prefeito, Vadim Boychenko, afirmou em várias ocasiões que Mariupol se encontrava à beira de uma "catástrofe humanitária", pois estava sem luz nem calefação (aquecimento) devido aos constantes bombardeios do Exército russo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.