Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia divulga vídeo em que aliado de Putin detido pede para ser trocado por prisioneiros 

Zelenski já propôs a troca de Viktor Medvedchuk, mas Kremlin evitou a questão dizendo que o empresário não é um cidadão russo

Internacional|Do R7

Empresário Viktor Medvedchuk foi detido pelas tropas de Kiev
Empresário Viktor Medvedchuk foi detido pelas tropas de Kiev Empresário Viktor Medvedchuk foi detido pelas tropas de Kiev

As forças de segurança da Ucrânia divulgaram nesta segunda-feira (18) um vídeo em que o empresário Viktor Medvedchuk, próximo ao presidente russo Vladimir Putin e que foi detido pelas tropas de Kiev, pede para ser trocado por soldados e civis cercados na cidade de Mariupol.

"Quero falar ao presidente russo Vladimir Putin e ao presidente ucraniano Volodmir Zelenski para pedir que me troquem por defensores ucranianos e por moradores de Mariupol", afirmou ele no vídeo. 

Do lado russo, a televisão estatal publicou um vídeo de dois prisioneiros identificados como os cidadãos britânicos Shaun Pinner e Aiden Aslin, capturados nos combates na Ucrânia, em que eles pedem ao primeiro-ministro Boris Johnson que negocie sua libertação.

Zelenski havia proposto em 12 de abril a Moscou a troca de Medvedchuk, preso naquele mesmo dia, por ucranianos detidos na Rússia.

Publicidade

O Kremlin evitou a questão afirmando que o empresário de 67 anos não é cidadão russo e não tem vínculo com a "operação militar especial".

Medvedchuk estava em prisão domiciliar desde maio de 2021, após ser acusado de "alta traição" e de "tentativa de saque de recursos naturais na Crimeia", península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.

Publicidade

Em 26 de fevereiro, dois dias após o início da invasão russa, a polícia confirmou que ele havia fugido.

Leia também

O magnata é o 12º homem mais rico da Ucrânia e tem uma fortuna estimada em 620 milhões de dólares, segundo a revista Forbes. Suas ligações com Putin são conhecidas e há relatos de que ele é padrinho de uma de suas filhas.

O empresário é fundador do partido pró-Rússia Plataforma de Oposição pela Vida, que tinha cerca de 30 deputados no Parlamento ucraniano antes de ser banido, em março, após a invasão lançada pela Rússia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.