Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Última estátua de Francisco Franco na Espanha é retirada

Imagem do ditador ficava na cidade autônoma de Meilla, no norte da África, e era a última em via pública em território espanhol

Internacional|Da EFE

Operários retiram estátua do ditador Franco da cidade de Melilla
Operários retiram estátua do ditador Franco da cidade de Melilla Operários retiram estátua do ditador Franco da cidade de Melilla

A última estátua do ditador Francisco Franco que permanecia em espaço público na Espanha foi retirada nesta terça-feira (23), na cidade autônoma de Melilla, que está localizada no norte da África.

Leia também: Espanha transformará antigo mausoléu de ditador em cemitério

Trata-se de uma das primeiras cidades onde ocorreu o levante militar de 1936, que resultou na Guerra Civil Espanhola e na posterior ditadura franquista.

A retirada da estátua coincidiu com o 40º aniversário do fracassado golpe militar de 1981, no país europeu.

Publicidade

Reparação histórica

A Espanha conta, desde 2007, com a chamada Lei de Memória Histórica, que foi aprovada no governo de José Luis Rodríguez Zapatero, voltada para a reparação moral dos perseguidos pela ditadura e que obriga a retirada dos símbolos e expressões de apoio.

A retirada da estátua da via pública aconteceu sem aviso prévio e durou cerca de uma hora, mediante um forte efetivo policial. Algumas pessoas conseguiram chegar até o local e acompanhar a retirada, além de registrá-la em foto ou vídeo.

Publicidade

O monumento foi retirado em um caminhão e levado para um prédio público municipal, segundo explicou o presidente da cidade de Melilla, Eduardo de Castro, que divulgou o ato nas redes sociais.

A retirada foi possível depois que, ontem, a Assembleia Municipal (equivalente à Câmara dos Vereadores), o aprovou, com respaldo de três partidos, o Ciudadanos, o Partido Socialista e a Coalizão por Melilla, que formam o governo local.

Publicidade

O conservador Partido Popular se absteve, e o partido de extrema-direita Vox votou contra.

Franco foi chefe de Estado da Espanha a partir de 1939, a partir da vitória das forças que se rebelaram contra a República, ficando no poder até morrer, em 1975, três anos antes do reestabelecimento da democracia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.