Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usina nuclear de Zaporizhzhia está 'com dias contados', diz AIEA

Local não está seguro e há risco de um acidente com consequência para as pessoas e para o meio ambiente

Internacional|Do R7

Explosões foram registrada nos arredores da usina nuclear de Zaporizhzhia no ano passado
Explosões foram registrada nos arredores da usina nuclear de Zaporizhzhia no ano passado Explosões foram registrada nos arredores da usina nuclear de Zaporizhzhia no ano passado

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, advertiu, na quinta-feira (13), que a usina nuclear de Zaporizhzhia está "vivendo com dias contados" após as explosões de duas minas perto da central situada no sul da Ucrânia.

A AIEA manifestou seus temores sobre a segurança da central nuclear, que é a maior da Europa e cujo controle foi tomado pelas forças russas na Ucrânia.

"Estamos vivendo com dias contados" no que diz respeito à segurança na usina nuclear de Zaporizhzhia", disse o diplomata argentino em comunicado.

"A não ser que sejam tomadas medidas para proteger a usina, nossa sorte será decidida cedo ou tarde, com a possibilidade de severas consequências para a saúde e o meio ambiente", acrescentou.

Publicidade

Duas explosões de minas ocorreram fora do perímetro da usina, a primeira em 8 de abril, e outra quatro dias depois, segundo o comunicado. Ainda não está claro o que provocou as explosões.

Grossi se reuniu com funcionários russos em Kaliningrado na semana passada, e antes disso com o presidente ucraniano Volodmir Zelenski.

Grossi advertiu hoje que a usina continua dependendo de apenas uma linha elétrica, o que representa "grande risco para a sua segurança".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.