Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venezuelanos fazem protesto do lado de fora do Vaticano por presos políticos

Internacional|

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Oponentes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, incluindo a mulher e a mãe de um líder dissidente preso, iniciaram um protesto do lado de fora do Vaticano para exigir que o governo liberte prisioneiros políticos.

A prisão de Leopoldo López, se tornou um grande tema para simpatizantes da oposição, que acusam Maduro de passar por cima dos direitos humanos. O governo dos Estados Unidos, as Nações Unidas e grupos internacionais de direitos civis já pediram a libertação de López.

A sua mulher, mãe e alguns apoiadores venezuelanos e italianos iniciaram o protesto na Praça São Pedro no domingo colocando correntes ao redor deles mesmos.

Eles depois se moveram alguns metros para uma área coberta onde pessoas sem teto costumam dormir e disseram que vão permanecer ali indefinidamente.

Publicidade

"Estamos aqui pelos 108 prisioneiros políticos que estão presos de forma injusta na Venezuela. Eles devem ser libertados”, afirmou Lilian Tintore, mulher de López, à TV Reuters.

Nesta terça à noite, o grupo se protegia com cobertores e comeu pizza e massa trazidas por simpatizantes.

Publicidade

"Nós pedimos ao Vaticano, como um representante internacional, para exigir que o governo de Nicolás Maduro respeite acordos internacionais e liberte o meu marido”, declarou ela.

Representantes do Vaticano na Venezuela têm participado de negociações entre oposição e governo, mas o diálogo está paralisado.

Publicidade

López foi condenado a 14 anos de prisão pelo seu papel nos protestos contra o governo há dois anos. Ele estava à frente das manifestações pela renúncia de Maduro. Durante os protestos, 43 pessoas morreram.

López havia feito um chamado público por uma resistência pacífica ao governo de Maduro e estava preso durante a maior parte dos distúrbios.

(Reportagem de Philip Pullella)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.