Vídeo inédito do Titanic com mais de uma hora de duração mostra destroços em detalhes; assista
Imagens foram feitas em 1986, 3 quilômetros abaixo da superfície do oceano
Internacional|Do R7
![Detalhe do Titanic no fundo do mar retirado do vídeo que estreou com imagens inéditas](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/BD4HAJVSZ5NN5E36DZU6L34LFM.jpg?auth=2dd4d50e264d12d56dfe6e2f082dea5862409d05d767b5325d2d597095fbabc7&width=999&height=748)
Imagens de vídeo raras que mostram o Titanic no fundo do Atlântico já estão no ar — foram divulgadas na noite desta quarta-feira (15) — e trazem cenas inéditas dos destroços do navio que naufragou há mais de século.
A filmagem da Instituição Oceanográfica Woods Hole (WHOI, na sigla em inglês) foi feita a cerca de 3 km abaixo da superfície do oceano, apenas alguns meses após os exploradores encontrarem os destroços, em 1985. A maior parte das imagens não havia sido divulgada anteriormente ao público. Assista à produção:
Desde a descoberta, vários documentários sobre o Titanic têm exibido cenas dos destroços. Algumas filmagens breves dos mergulhos originais foram transmitidas, mas o que foi ao ar agora tem nada menos do que 80 minutos de imagens não editadas.
A WHOI escreveu que o vídeo "marca a primeira vez que os seres humanos põem os olhos no navio malfadado desde 1912 e inclui muitas outras cenas icônicas", disse a WHOI.
Imagens inéditas mostram destroços do Titanic feitas em 1986. Veja abaixo:
O Titanic, considerado por muitos como insubmergível quando foi construído, era o maior navio transatlântico em operação na época. Ele colidiu com um iceberg em 14 de abril de 1912, no Atlântico, durante sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para Nova York. Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio, chocando o mundo e causando indignação pela falta de botes salva-vidas a bordo.
Uma equipe da WHOI e do Instituto Nacional de Oceanografia da França encontrou o navio afundado partido em dois pedaços a sudeste da Terra Nova do Canadá em 1º de setembro de 1985.
Durante 11 mergulhos em julho de 1986, as filmagens foram feitas por câmeras em um submergível tripulado e uma pequena embarcação operada remotamente que manobrava em espaços apertados.
Clássico é clássico e Titanic é um superclássico moderno do cinema. Lançado em 19 de novembro de 1997 nos Estados Unidos, a produção dirigida por James Cameron completou 25 anos em 2023 e volta agora aos cinemas para celebrar a data. Falar que o longa ...
Clássico é clássico e Titanic é um superclássico moderno do cinema. Lançado em 19 de novembro de 1997 nos Estados Unidos, a produção dirigida por James Cameron completou 25 anos em 2023 e volta agora aos cinemas para celebrar a data. Falar que o longa é um sucesso é chover no molhado, afinal teve bilheteria gigantesca — mais de US$ 2 bilhões —, recorde de estatuetas do Oscar, arrastou multidões para os cinemas e ficou muitos meses em exibição. E este retorno aos cinemas é uma oportunidade sensacional para quem nunca viu o filme na telona e também uma chance de revê-lo, inclusive com mais qualidade de imagem e em 3D. Veja por que você tem de assistir novamente a esse marco do cinema: