Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski diz em discurso na ONU que Rússia 'patrocina terrorismo' 

Presidente ucraniano pede mais recursos à comunidade internacional e denuncia crimes de guerra cometidos pelas tropas russas

Internacional|Gabriel Herbelha*, do R7

Zelenski durante discurso na Assembleia-Geral da ONU
Zelenski durante discurso na Assembleia-Geral da ONU Zelenski durante discurso na Assembleia-Geral da ONU

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, participou nesta quarta-feira (21) da 77ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com um discurso gravado. No vídeo, com mais de 30 minutos de duração, o líder ucraniano teceu duras críticas à Rússia por conta da invasão de seu país.

Zelenski reforçou mais uma vez o apelo para que a comunidade internacional envie mais ajuda financeira e mais equipamentos militares ao país europeu. O conflito militar, que se arrasta já por sete meses, deixou dezenas de cidades completamente destuídas e causou o deslocamento de mais 5 milhões ucranianos. 

“Nós mantivemos formas de prevenir essa guerra desde o início da presidência até o dia 24 de fevereiro, mas a Rússia, ao invés de parar com esse crime, entrou com uma invasão de completa escala, e não tivemos nenhuma opção a não ser nos defender. Fizemos com que o inimigo se retirasse da nossa fronteira”, afirmou o presidente da Ucrânia.

O discurso do mandatário ucraniano ocorre no mesmo dia em que o regime de Vladmir Putin mobilizou mais de 300 mil reservistas para que se apresentassem e reforçassem as tropas que combatem em território do país vizinho.

Publicidade

Zelenski também reforçou aos líderes presentes na sede das Nações Unidas, em Nova York, que o país precisa de recursos para poder combater a ofensiva russa.

“É preciso proteger o cidadão e liberar os territórios. Se for necessária ajuda financeira, isso deve ser oferecido. Se for necessário ajudar com inteligência de dados, também, mas não mentiras. Devemos poder levar nossa bandeira de volta ao nosso território, precisamos de armas, mas precisamos de tempo”, reiterou.

Publicidade

Em relação às negociações de cessar-fogo e de um eventual acordo de paz, o presidente ucraniano afirmou que a Rússia “tem medo de uma negociação real e não quer cumprir nenhuma obrigação internacional” e que os negociadores do país apenas usam isso para criar novas ofensivas e criar fortificações em cidades ocupadas pelas tropas.

A descoberta de 450 sepulturas na floresta de Izium, no leste da Ucrânia, também foi tema do discurso. Zelenski relatou o horror visto na área, reconquistada recentemente pelo exército ucraniano.

Publicidade

No local, foram encontrados corpos de crianças, idosos e mulheres, alguns com costelas quebradas, e homens castrados, segundo relato do chefe de estado ucraniano.

Situação semelhante foi observada na cidade de Bucha, que fica nas proximidades de Kiev, a capital da Ucrânia. Em abril, após o território ter sido reconquistado, o governo ucraniano acusou a Rússia de ter cometido graves crimes contra a humanidade, após a descoberta de centenas de corpos de civis com sinais de tortura.

“É necessário dar um passo, porque agora chegou o momento, que colocará tudo no seu lugar. Após Mariupol, bloqueio de portos, ataques de mísseis às usinas nucleares e ameaças de uso de armas nucleares que se tornaram regra na propaganda russa, precisamos reconhecer que a Rússia patrocina um terrorismo em todos os níveis”, declarou Zelenski.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Julio Costa Barros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.