Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Auditoria da Prefeitura de Santa Luzia aponta fraudes em contratos

Analises indicam superfaturamento, contratos inexistentes e funcionários fantasmas; relatório calcula que rombo pode chegar a R$ 173 milhões

Minas Gerais|Marina Avelar*, do R7, com Record TV Minas

Denúncia foi enviada ao MP e à polícia
Denúncia foi enviada ao MP e à polícia Denúncia foi enviada ao MP e à polícia

Uma auditoria realizada pela Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, aponta supostas fraudes em contratos antigos do Executivo Municipal. Segundo o levantamento, as irregularidades podem ter causado um prejuízo de R$ 173 milhões.

De acordo com o prefeito Christiano Xavier, o sétimo a assumir o cargo em apenas uma legislatura, foram descobertos 26 processos com sinais de irregularidade entre os anos de 2016 e julho de 2018. 

— Vai ter que ver quem forneceu a ordem de serviço, quem assinou o contrato com as empresas, como cada empresa foi convocada. Além do superfaturamento, há sérias irregularidades internas no processo.

Os contratos foram analisados pela Controladoria e pela Procuradoria do Município. As investigações apontam irregularidades como utilização de servidores terceirados para trabalho em campanhas eleitorais, produtos pagos que não foram fornecidos e licitações em desacordo com a lei. Um contrato com uma gráfica e uma locadora de veículos que funcionavam no mesmo endereço, em Coronel Fabriciano, a 205 km de Belo Horizonte, também foi encontrado.

Publicidade

As denúncias estão sendo entregues a órgãos como o Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil e Tribunal de Contas. A reportagem tenta contato com a defesa dos antigos gestores, mas aguarda retorno.

 *Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.