Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CCBB recebe maratona de cinema independente em Belo Horizonte

Mostra do Filme Livre tem 209 produções em cartaz de 3 a 22 de junho

Minas Gerais|Do R7

"A Mulher que Amou o Vento", de Ana Moravi, é um dos filmes da mostra
"A Mulher que Amou o Vento", de Ana Moravi, é um dos filmes da mostra "A Mulher que Amou o Vento", de Ana Moravi, é um dos filmes da mostra

O CCBB (Circuito Cultural Banco do Brasil) recebe, de 3 a 22 de junho, a Mostra do Filme Livre, a maior mostra de cinema independente do Brasil. Estão previstos cerca de 200 filmes, incluindo curtas e longas metragens de diversos gêneros. Todas as sessões são gratuitas.

O criador da mostra, Guilherme Whitaker, destaca o caráter independente da proposta: “Este ano recebemos 1460 filmes. Dos 209 selecionados, apenas 49, ou seja, 23%,utilizaram verbas públicas na produção. As demais foram feitas sem essa grana, mas com muita gana. A MFL é o único evento de cinema que admite filmes de todos os formatos, gêneros e durações".

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

A programação é dividida entre Longas Livres (os longas mais significativos na opinião da curadoria); Panoramas Livres (os curtas e médias que mais instigaram a curadoria); Mundo Livre (com filmes feitos por brasileiros no exterior); Pílulas (com filmes de até três minutos); Sexuada (com filmes de temática sexual); Outro Olhar (filmes de todo o Brasil); e Cabine Livre (temática voltada para a videoarte, com vídeos exibidos em looping).

Publicidade

Também há as sessões Caminhos 1 e 2, que acolhem filmes feitos em oficinas e escolas de cinema. A sessão Coisas Nossas, com filmes feitos pelos curadores da MFL, a sessão Autores Livres, com produções de autores veteranos, e para as crianças de até dez anos há ainda duas sessões da Mostrinha Livre. Ser ou Não Ser Trash destaca o terror nonsense e a temática política é abordada na sessão Polytikas.

Filmes mineiros

Publicidade

Durante a MFL serão exibidos 16 filmes produzidos no Estado: são os longas “Ela volta na quinta”, de André Novais Oliveira (108 min); “A Mulher que amou o vento”, de Ana Moravi (67 min); “Ruídos Mudos”, de Haendel Melo (23 min); “Tigre”, de João Borges (15 min);

“O Bagre africano de Ataléia”, de Aline X e Gustavo Jardim; e os curtas “Os cantos da terra livre”, de Gabriel Bilig (27 min); “Sandra Espera”, de Leonardo Amaral (20 min); “A mudança”, de Erick Ricco (25 min); e “Guignard Imaginário”, de Isabel Lacerda (26 min),“Brisa secreta das alturas”, de Fábio Carvalho (14 min); “Vila-Aeroporto”, de Danilo Vilaça (10 min); “Tormenta”, de Fernanda Salgado e Fernando Mendes (14 min); “A Varinha Mágica”, de Ramon Faria (5 min); “Atemporal”, de Sara Não Tem Nome (1 min); “Texto Simples”, de Francisco Franco e Josimar Freira (3 min). 

Publicidade

A programação completa e os horários das sessões podem ser conhecidos no site da mostra

Mostra do Filme LivreQuando? De 3 a 22 de junho Onde? CCBB - Praça da Liberdade, 450 – Funcionários Quanto? Entrada gratuita

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.