Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em BH, ministra Damares alerta para casos de mutilação de jovens

Ministra participou de reunião na Assembleia de Minas e destacou que o suicídio é uma das maiores causas de mortes entre jovens no país

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Damares compareceu a audiência pública
Damares compareceu a audiência pública Damares compareceu a audiência pública

A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, compareceu a uma audiência pública nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir a prevenção à automutilação e ao suicídio de jovens no Brasil. 

Segundo dados apresentados pela ministra, cerca de 20% das crianças e adolescentes, ou seja, 14 milhões de pessoas, se mutilam no país. Já o suícidio varia entre a terceira e a quarta maior causa de morte no país. 

— A primeira coisa a se fazer é abraçar e escutar. Se você é pai ou mãe, não bata, não recrimine, não julgue. Esse jovem não está sabendo lidar com os próprios conflitos

A ministra Damares Alves também citou a campanha Acolha a Vida, lançada pelo ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que oferece treinamento de lideranças para lidar com o tema. Também distribuiu uma cartilha com perguntas e respostas sobre o suicídio e a automutilação.

Publicidade

— É preciso estar atento aos sinais. Isso ocorre em todas as classes sociais, em todas as religiões. Temos caso de suicídio aos seis anos

Embora haja inúmeros fatores que podem desencadear essas medidas extremas, Damares destacou a prática do bullying, o que motivou os deputados presentes a aprovarem requerimento para discutir o assunto em uma nova audiência pública, ainda sem data marcada.

Publicidade

Durante a audiência, a ministra pontuou como avanço a sanção da Lei 13.819, de 2019. A legislação obriga a notificação, não mais apenas de suicídios, mas de tentativas de suicídio e também de casos de automutilação pelas unidades de saúde e pelas escolas, onde os casos de mutilação são comuns, conforme destacou a ministra.

— Os números que já nos assustam poderão nos assustar ainda mais. Mas não se pode construir políticas públicas em cima de ‘achismos’. Vamos saber também as cidades com maior incidência do problema

Publicidade

Homenagem

A ministra Damares Alves será homenageada com o título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais. Nascida em Paranaguá, no Paraná, a titular da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, será agraciada com o título em reunião especial marcada para as 20h desta terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.