Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Estou perplexo”, diz Kalil sobre falta de oxigênio em Manaus

Prefeito de Belo Horizonte deixou cinco leitos de UTI infantil à disposição para receber crianças da capital do Amazonas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Prefeito de BH lamentou situação de Manaus
Prefeito de BH lamentou situação de Manaus Prefeito de BH lamentou situação de Manaus

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), lamentou a falta de cilindros de oxigênio em hospitais de Manaus e informou que ofereceu vagas de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) para crianças da capital do Amazonas. “Estou perplexo e indignado. Que país é esse?”, questionou Kalil em uma publicação feita nas redes sociais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram oferecidas cinco vagas em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. A negociação foi feita entre o diretor técnico do hospital, Guilherme Riccio, e o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. Segundo Machado, a capital mineira tem condições de oferecer a ajuda ofertada.

— Esta possibilidade de poder ajudar o povo do estado do Amazonas neste momento de colapso na saúde em Manaus, demonstra a capacidade e organização do nosso sistema de saúde pública em Belo Horizonte.

A prefeitura ainda não confirmou se há previsão da chegada de pacientes para a capital mineira. A situação de calamidade em decorrência da pandemia em Manaus piorou ao longo dessa semana, quando o estoque de oxigênio acabou na rede hospitalar da cidade manauara. Além disso, centenas de pacientes esperam por um leito.

Publicidade

Ajuda de Zema

Nesta sexta-feira (15), o governador Romeu Zema também anunciou a disponibilidade de UTIs pediátricas para as crianças de Manaus. Em seguida, Zema informou que a Secretari de Estado de Saúde foi comunicada pelo Ministério da Saúde e que não seria mais necessária a transferência para Minas Gerais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.