Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de acessibilidade surpreende pessoas com deficiência que aproveitam Carnaval em BH

Dos 13.342 banheiros químicos disponíveis durante as comemorações, apenas 0,01 % são adaptados para PCD

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7 e Michelyne Kubitschek, da Record TV Minas

Patrícia relatou falta de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência
Patrícia relatou falta de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência Patrícia relatou falta de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência

O Carnaval de Belo Horizonte deste ano tem se destacado como uma das maiores folias do país e atraído diversos turistas. Vários pontos da cidade foram preparados para receber os foliões. No entanto, a história muda quando se trata de assegurar a acessibilidade para pessoas com deficiência durante os dias das comemorações. Falta de banheiros químicos adaptados e dificuldade de acesso aos blocos têm gerado transtorno para quem só queria curtir a folia. 

A funcionária pública Patrícia Lyon, de 36 anos, é uma das turistas que vieram de longe para aproveitar o Carnaval em BH. Ela viajou cerca de 2.500 km do Pará até a capital mineira. Esta é a primeira vez que Patrícia participa da folia mineira. Ela disse estar encantada com os blocos e acolhimento dos mineiros, mas se deparou com algumas dificuldades pela falta de acessibilidade oferecida nesse período.

“O acesso aos blocos está um pouco complicado por causa das intervenções nas ruas, então o carro fica mais distante e é preciso fazer uma boa caminhada para chegar”, disse a turista. Patrícia imaginou que, ao deixar o Pará rumo a BH, encontraria mais acessibilidade para PCD em um dos maiores Carnavais do país. 

A paraense contou, ainda, que não encontrou muitos banheiros adaptados para pessoas com deficiência nas regiões onde estão concentrados os blocos. Dados da Belotur apontam que dos 13.342 banheiros químicos disponibilizados entre os dias 4 e 24 de fevereiro, para as comemorações de Carnaval, 192 são adaptados para PCD, o que equivale aproximadamente 0,01 % do total.

Publicidade

Apesar do transtorno, Patrícia disse que tem conseguido curtir o evento como um todo. 

Medidas de acessibilidade

Publicidade

Sobre quais medidas foram adotadas para assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência durante as comemorações de Carnaval em BH, a Belotur disse, por meio de nota, que disponibiliza espaço reservado para PCDs no Palco Oficial da Praça da Estação e na Avenida Afonso Pena, no Desfile de Blocos Caricatos e Escolas de Samba do Carnaval 2023. Ambas as programações contam também com tradução simultânea em libras.

Além disso, a PBH disse também que promove a inclusão de pessoas com deficiência na programação de Blocos de Rua, incentivando os grupos a realizarem ações específicas sobre o tema, gerando pontuação extra no Edital de Auxílio Financeiro para Blocos de Rua.

*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.