Hospital das Clínicas da UFMG oferece pré-natal para homens
Papais que forem com as companheiras à consulta farão exames de glicemia, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
As mães que reivindicavam a ajuda dos companheiros para cuidar dos filhos, agora também vão compartilhar com eles o atendimento médico durante a gravidez. Na última semana, o Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) começou a oferecer o pré-natal para homens.
De acordo com Regina Amélia Aguiar, coordenadora do Ambulatório de Obstetrícia do hospital, o objetivo do projeto é incentivar os homens considerados saudáveis a fazer exames de rotina, muitas vezes ignorados por eles.
Enquanto a grávida é atendida no ambulatório, o companheiro vai fazer exames de sangue que analisam glicemia, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a família vai receber orientações sobre aspectos gerais da gravidez e de cuidados com os bebês. Quando detectada alguma doença, o pai será encaminhado para uma Unidade de Atendimento Básica.
Para Regina, a estratégia pode afetar diretamente a qualidade da gravidez e a saúde do bebê, uma vez que doenças silenciosas pode ser descobertas antes da contaminação do parceiro. A sífilis, por exemplo pode ser transmitida à grávida em relações sexuais sem proteção e o feto pode ser contaminado, chegando até ao aborto espontâneo ou parto prematuro. “Queremos conscientizar os homens da importância dele na gestação e do quanto ele pode melhorar o resultado da gravidez”, comenta.
Cinco homens já receberam o atendimento no Hospital das Clínicas, que é a primeira instituição de Belo Horizonte a oferecer o serviço. Só serão atendidos os companheiros de grávidas assistidas pelo HC e não é necessário fazer marcação.