Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indie traz filmes de 21 países para as salas de cinema de BH

Festival, criado na capital mineira, comemora 15 anos em 2015; sessões são gratuitas

Minas Gerais|Do R7

"Cemitério do esplendor" estreia no Indie
"Cemitério do esplendor" estreia no Indie "Cemitério do esplendor" estreia no Indie

Um dos festivais cinematográficos mais importantes de Belo Horizonte volta a ocupar as salas "fora do circuito" da cidade a partir desta sexta-feira (4). Criado em 2001 na capital mineira, o Indie comemora 15 anos de longas filas, sessões históricas e filmes de praticamente todos os lugares do mundo.

Neste ano, o festival contará com 65 longas de 21 países. Todas as exibições têm entrada gratuita nos cinemas Belas Artes, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e no Sesc Palladium. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do começo de cada sessão.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

A Mostra Mundial, uma das mais esperadas pelos cinéfilos, traz filmes de novos diretores e lançamentos de cineastas renomados. Entre os destaques, "Cemitério do esplendor", de Apichatpong Weerasethakul, e "O tesouro", de Corneliu Porumboiu. Os dois foram exibidos na última edição do Festival de Cannes.

O programa ainda traz o documentário "Eu sou Ingrid Bergman", homenagem a uma lenda do cinema, lançado no ano do centenário da atriz. Ao todo, serão 25 filmes, sendo que 23 têm estreia nacional em Belo Horizonte.

Publicidade

O Indie Brasil exibe seis filmes do cinema contemporâneo nacional, entre eles "My name is now, Elza Soares", da mineira Elizabete Martins Campos, sobre um dos principais nomes da música do País. Os diretores dos seis longas estarão presentes nas sessões e farão um bate-papo com o público após a exibição.

Retrospectivas

Publicidade

No ano passado, o Indie Brasil propôs para a sua programação um diálogo entre o presente e o passado do cinema brasileiro. Exibindo filmes novos com clássicos nacionais. Este ano, o Indie realiza a retrospectiva dedicada ao crítico de cinema e cineasta paulista Jairo Ferreira, que faria 70 anos em 2015.

Duas retrospectivas, inéditas no Brasil, trazem dois cineastas, com estilos cinematográficos distintos e únicos, nascidos na antiga União Soviética: Kira Muratova e Sharunas Bartas. Gerações separadas por 30 anos de história, ambos os diretores estudaram na VGIK - Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética, em Moscou. Kira Muratova, a cineasta viva mais importante do cinema soviético e pós-soviético, nasceu em 1934, no que hoje é considerado a Moldávia (região anterior da Romênia), o Indie trará 11 filmes (nove longas e dois curtas) com exibições em 35mm e DCP.

Já do premiado diretor lituano Sharunas Bartas, nascido em 1964, o Indie apresenta oito longas, inclusive seu último, "Paz para nós em nossos sonhos", lançado na Quinzena dos realizadores, no Festival de Cannes.

A edição mineira do Indie recebe ainda o pré-lançamento do Clássica, dedicado aos filmes que marcaram a história do cinema. Os belo-horizontinos poderão assistir na tela grande "8 ½", de Federico Fellini, "Morangos Silvestres", de Ingmar Bergman, e de Werner Herzog "Fitzcarraldo" e "Nosferatu - O vampiro da noite". A programação completa está no site.

Serviço:

Indie Belo Horizonte: de 3 a 9 de setembro

Belas Artes Cinema (Sala 1: 138 lugares e Sala 2: 123 lugares) - Rua Gonçalves Dias, 1581 – Funcionários

Cine Humberto Mauro (136 lugares) - Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Cine SESC Palladium - (82 lugares) - Av. Augusto de Lima, 420 - Centro

Entrada franca (ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 30 minutos antes de cada sessão)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.