Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irmãos são internados com suspeita de febre amarela em BH

Eles estavam em Nova Lima, onde seis pessoas morreram com a doença; um deles está em estado grave

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

João Carlos e Ananda apresentaram sintomas no final de semana
João Carlos e Ananda apresentaram sintomas no final de semana João Carlos e Ananda apresentaram sintomas no final de semana

Febre, dores e vômito. Estes foram os sintomas apresentados por dois irmãos mineiros internados em Belo Horizonte, na última quarta-feira (24), com suspeita de febre amarela. O mal estar começou após eles passarem um mês na casa da mãe, que fica em Macacos, distrito de Nova Lima, onde já foram confirmadas seis mortes causadas pela doença.

O estado mais preocupante é o do João Carlos Alexandrino Oliveira Martins, de 37 anos. O fotógrafo não estava imunizado e foi levado diretamente para CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Eduardo de Menezes. Segundo a família, Martins já apresenta problemas renais e de fígado.

Leia mais notícias no Portal R7

A irmã mais velha, a professora universitária Ananda Alexandrino de Oliveira Martins, de 41 anos, chegou a ser levada para uma unidade de pronto atendimento local, mas também foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes.

Publicidade

Quadro

Martins mora há 20 anos em Washington, nos Estados Unidos e veio para a capital mineira visitar a família. Ele começou a apresentar os sintomas no último sábado (20), no mesmo dia em que Ananda se vacinou contra a doença. No domingo, Ananda começou a sentir mal-estar, apresentando os mesmos sintomas que o irmão, porém mais leves. 

Publicidade

Apesar de ter passado mal depois de tomar a vacina, a professora não tinha quadros de alergias que a impedisse de ser imunizada. Martins está no Brasil com a esposa e o filho de um ano. Mãe e filho se vacinaram antes de vir para o país. A família estava com passagem marcada para voltar para os Estados Unidos na quarta-feira, mas o fotógrafo precisou ser internado. 

O Hospital Eduardo de Menezes não divulga o estado de saúde dos pacientes. Mas o irmão dos internados informou ao R7 que Martins apresentou leve melhora na madrugada desta sexta-feira (26). Segundo a família, o resultado dos exames que confirmarão o vírus em Martins será divulgado neste sábado (27).

Publicidade

Casos

No último mês, Minas registrou 47 casos de febre amarela, dos quais 25 evoluíram para óbito. Outras 99 notificações ainda estão sob investigação. Na última semana, o músico e então presidente da Rede Minas de Televisão, Flávio Henrique, morreu em Belo Horizonte com a doença. Segundo as investigações, ele teria contraído o vírus em outra cidade.

Vacinação

Em Belo Horizonte, estão sendo vacinadas pessoas acima de nove meses de idade e que não tenham recebido nenhuma dose. Por causa da circulação do vírus na região metropolitana, pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes também receberão o medicamento. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, os idosos devem ser avaliados por um profissional de saúde para se vacinarem.

Não podem se vacinar:

- Crianças menores de 9 meses de vida

- Pessoas com alergia grave ao ovo ou outro componente da vacina

- Portadores de doenças imunossupressoras grave

- Pessoas em uso de corticoide em doses elevadas

- Portadores das doenças: lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.