Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jabuticaba e ora-pro-nóbis marcam Sabará no mapa da comida mineira

Ingredientes pouco comuns são típicos da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte; festivais dos alimentos atraem turistas de todo o país

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Pastel feito com ora-pro-nóbis faz sucesso na cidade
Pastel feito com ora-pro-nóbis faz sucesso na cidade Pastel feito com ora-pro-nóbis faz sucesso na cidade

Minas Gerais é famosa por suas montanhas, cachoeiras, cidades histórias e belezas naturais exuberantes. Este reconhecimento se torna ainda mais notável quando falamos da culinária mineira. Baseada em ingredientes simples e com sabores marcantes, a comida do Estado ultrapassou os limites do território brasileiro e alcançou patamares internacionais. Em outubro, Belo Horizonte recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de cidade criativa da gastronomia.

Outro município conhecido pelos bons pratos é Sabará, na Grande BH. A abundância da jabuticaba na região e criatividade dos moradores com preparos utilizando a fruta atraem turistas de todos os cantos.

Uma das épocas com mais movimento é durante o Festival da Jabuticaba, realizado em novembro no centro da cidade. Uma das fundadoras do evento é Eunice Hohene Pinto, de 82 anos, que expõe os produtos do Tia Nicinha há 33 anos.

— Todo mundo tinha pé de jabuticaba em casa e não sabia o que fazer. Então, eu e mais cinco pessoas procuramos o prefeito da época e sugerimos o festival. Hoje, o dinheiro que entra todo ano me ajuda muito.

Publicidade

A variedade de opções com a fruta faz sucesso entre os visitantes de Sabará: vinhos, geleias, licores, doces da casca, molhos. A cada ano, os produtores procuram inovar e trazer novidades. Eunice conta que a atração do festival deste ano foi o chutney.

— Eu que inventei. Sobrou muito doce da casca e pensei em colocar no fogo. Coloquei pimenta, alho e outros temperos. Foi um sucesso no festival. Tive que voltar em casa para fazer mais.

Publicidade

Ora-pro-nóbis

Outro ingrediente típico da região é o ora-pro-nóbis. Pouco conhecida pelo Brasil e encontrado de forma abundante em Minas Gerais, a planta traz um toque especial aos pratos. No restaurante Moinho D’Água, chefiado pela Maria Torres da Fonseca, de 89 anos, a combinação que mais sai é a costelinha com ora-pro-nóbis.

Publicidade

— Eu levanto às 5h e adianto todos os preparos. Tenho o restaurante há 22 anos e as pessoas vêm atrás deste prato.

Maria é uma das pioneiras do Festival do Ora-pro-nóbis, realizado em Sabará, geralmente no mês de maio. A cozinheira destaca a importância do evento para a economia da cidade.

— Estes festivais movimentam a cidade. Aos domingos, não tinha ninguém na rua. Agora, o restaurante fica cheio de gente que vem conhecer.

Mais informações: www.site.sabara.mg.gov.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.