Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores de Ibirité denunciam sucateamento de postos de saúde 

Prefeitura da cidade da Grande BH informa que não tem verba para fazer os reparos necessários; imóveis apresentam goteiras, fiação exposta e piso solto

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7 *. com Regiane Moreira, da Record TV Minas

Usuários relatam goteiras em unidade de atendimento
Usuários relatam goteiras em unidade de atendimento Usuários relatam goteiras em unidade de atendimento

Moradores de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciam o sucateamento dos postos de saúde da cidade e o descaso da prefeitura com as unidades de atendimento. 

Vídeos gravados por usuários dos postos mostram as condições precárias dos imóveis. Imagens mostram pisos quebrados, fiação exposta, infiltrações nas paredes e teto, além de goteiras.

O pedreiro Silvio Pereira, usuário da Unidade Básica de Saúde Washington Pires, alerta para os obstáculos causados pela água que escorre na estrutura.

— O médico tem que estar preparado para trabalhar aqui. Uma goteira pode cair em cima de uma receita e ele perder todo o serviço. 

Publicidade

Falta de verba

Além do posto Washington Pires, outros usuários relatam problemas nas unidades básicas Recanto da Lagoa e Bela Vista. Jadir Gandra é conselheiro de saúde e diz que há dois anos luta pela reforma dos postos, mas esbarra na falta de verba.

Publicidade

— A gente sabe que o Governo do Estado não tem repassado verba, mas toda a administração precisa de uma quantia paliativa porque nós temos lugares aqui que tratam de emergências. A gente tem cobrado diretamente da Secretaria de Saúde, mas ainda não tivemos solução nenhuma.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Ibirité que informou já ter feito o levantamento de todas as unidades que precisam ser reformadas. A Secretaria de Obras da cidade está montando uma planilha com os custos para as reformas. Mas, por enquanto, a Prefeitura de Ibirité não possui verba disponível.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.