Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores fecham avenida em protesto para retirada de lixão em Contagem

Estabelecimento foi interditado pela prefeitura mas retomou atividades por meio de liminar

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Manifestantes queimaram pneus para fechar avenida
Manifestantes queimaram pneus para fechar avenida Manifestantes queimaram pneus para fechar avenida

Cerca de 30 pessoas realizaram uma manifestação na tarde desta segunda-feira (15), no bairro Vila São Paulo, em Contagem na região metropolitana da capital, pela retirada de um lixão que funciona nas proximidades. O grupo fechou a avenida Tereza Cristina queimando pneus. Policiais militares acompanharam o protesto.

Leia mais notícias no R7 MG

A Prefeitura de Contagem informou que multou e interditou a empresa Reciclagem Agregados Eireli na Vila São Paulo, na quinta-feira (11), por estar com alvará vencido e outras irregularidades levantadas pela fiscalização de posturas. Foi a segunda vez que o local foi alvo de fiscalização da prefeitura esse ano. Em abril, o lixão foi embargado por não ter licença ambiental para continuar realizando as atividades. No entanto, o proprietário conseguiu uma liminar na justiça, concedida pela 2ª Vara da Fazenda Municipal de Contagem, por meio do juiz Marcos Alberto Ferreira, no dia 6 de junho deste ano.

Na última sexta-feira, a justiça determinou a validade da liminar e autorizou a reabertura do estabelecimento. A Procuradoria Geral do Município entrará com uma ação na justiça para tentar derrubar a liminar e reverter a decisão da justiça que autoriza o funcionamento do lixão no local.

Publicidade

A resposta da empresa

Segundo o advogado da Reciclagem Agregados Eireli, Ronan Eustáquio Rocha, não se trata de um lixão clandestino, mas, sim, um empresa que recolhe resíduos, principalmente da construção civil. De acordo com ele o processo de licenciamento ambiental está em trâmite na prefeitura desde o dia 21 de agosto, mês em que o alvará de funcionamento do local perdeu a validade.

Publicidade

De acordo com ele, a empresa recebeu o alvará no ano passado. A Transcon, a Copasa e o Corpo de Bombeiros também teriam emitido pareceres favoráveis ao funcionamento do depósito em 2013. Rocha ressalta que a prefeitura descumpriu uma ordem judicial.

— O município estava descumprindo ordem judicial. A Justiça deu uma liminar parcial no qual a interdiçao de 11 de setembro foi suspensa até o juiz decidir se vai manter a liminar ou não.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.