Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obras em Sabará (MG) prometem desafogar trânsito na cidade

Prefeitura investe nos Complexos Viários Paciência e General Carneiro para melhorar a mobilidade no município; obra em ponte já está na fase final

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Obras no bairro Paciência já estão na reta final
Obras no bairro Paciência já estão na reta final Obras no bairro Paciência já estão na reta final

Nascido em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e morador do mesmo bairro há três décadas, Lauro Malaquias, de 39 anos, conhece bem as dificuldades da região do Paciência. Com o crescimento do local e a chegada de novos comerciantes e moradias, o trânsito da via principal ficou caótico e os problemas com mobilidade urbana vieram à tona.

— O comércio fica em uma avenida, que é de pista simples, e o movimento de carros e pessoas fica todo por lá. Com a inauguração de um condomínio residencial, o fluxo aumentou ainda mais.

Para amenizar o problema na região, a Prefeitura de Sabará investe no Complexo Viário Paciência. O projeto inclui a construção de uma ponte, de uma avenida, rotatória e acessos, além da ligação entre o bairro com a avenida Central, através do antigo pontilhão da linha férrea. Quando finalizadas, as obras prometem desafogar o trânsito.

Algumas etapas da obra, como a construção da ponte, já estão em fase final. Malaquias aguarda ansioso pela inauguração das estruturas e espera que a qualidade de vida dos moradores melhore.

Publicidade

— A perspectiva é boa, tem bastante coisa adiantada na obra. Estou torcendo para que dê tudo certo, porque para nós vai ser muito bom.

Complexo General Carneiro

Publicidade
Estrutura de ponte da cidade está comprometida
Estrutura de ponte da cidade está comprometida Estrutura de ponte da cidade está comprometida

Outro local que preocupa os moradores é a ponte sobre o Rio das Velhas, no bairro General Carneiro. Por lá, os motoristas enfrentam lentidão na via de pista simples. A apreensão com o trecho é ainda maior, pois a estrutura está comprometida e já teve seu volume de tráfego reduzido de 20 para 12 toneladas.

Segundo o secretário de Defesa Social do município, Weligton Duarte Ribeiro, a situação atual da ponte impede o trânsito de carretas para uma siderúrgica instalada na região.

Publicidade

— Com a restrição de peso, o tráfego destes veículos carregados só acontece de 23h às 6h, no sistema de "pare e siga". Outra questão que nos prejudica muito é em casos de eventos da cidade, como o Festival da Jabuticaba, em que os motoristas chegam a enfrentar três quilômetros de retenção.

Após negociações com o governo do Estado, a prefeitura montou um projeto para a implementação de um novo complexo viário na região, que vai contemplar a construção de uma ponte nova e a duplicação da estrada. Os trâmites burocráticos para o início das obras já estão em andamento. 

Mais informações:www.site.sabara.mg.gov.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.