Parte de casa desaba após muro ceder na região Oeste de BH

De acordo com a Defesa Civil, moradores conseguiram sair dos imóveis do entorno e ninguém ficou ferido; uma obra acontecia no local

Obra acontecia no bairro Prado

Obra acontecia no bairro Prado

Reprodução / Record TV Minas

Parte do anexo de uma casa desabou após um muro de contenção de um terreno ceder, na manhã desta quinta-feira (9), no bairro Prado, na região Oeste de Belo Horizonte.

De acordo com o sub-secretário de Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo, a corporação foi chamada às 4h por moradores que relataram trincas na estrutura. O grupo foi orientado a deixar os imóveis e, por volta das 6h, o muro ruiu onde acontecia uma obra.

— Foram duas moradias e um prédio parcialmente afetados. Não constatamos indícios de compromotimento das edificações e não há necessidade de retirar os moradores da moradia. Houve o desabamento parcial de um barracão e, naturalmente, o restante dele está comprometido.

A Defesa Civil foi acionada pelo irmão da enfermeira Juliana Antunes Guimarães, que acordou durante a madrugada ao perceber que havia terra caindo sobre ele e alertou a família sobre a situação. 

O anexo de casa destruído, popularmente conhecido como barracão, fica no imóvel onde a enfermeira mora. A mulher conta que o espaço é frequentemente usado pelos parentes e o filho, inclusive, tinha hábito de dormir no local.

— Ali também é a casa da minha mãe. Tem tudo lá. Material de estudo e o computador do meu irmão estavam lá. Foi tudo embora. 

Segundo os moradores, as trincas e rachaduras na obra já preocupavam a vizinhança, pelo menos, desde outubro passado. O sub-secretário Waldir Figueiredo explica que a estrutura colocada no local não foi suficiente para conter a terra.

— Todas as vezes que você faz uma escavação de terra há uma acomodação natural do terreno que provoca pequenas trincas. Aqui foram feitas as contenções, mas elas não foram suficientes para conter a força do aterro que foi feito.

O responsável técnico pela obra, que preferiu não ser identificado, esteve no local nesta manhã e se comprometeu a realizar as intervenções necessárias para corrigir o problema causado.