Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pinguela é usada como acesso à estação do Move na Grande BH

Estação foi construída há seis meses, mas acesso é feito de maneira improvisada

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

"Pinguela" feita por moradores dá acesso à estação de Santa Luzia
"Pinguela" feita por moradores dá acesso à estação de Santa Luzia "Pinguela" feita por moradores dá acesso à estação de Santa Luzia

Moradores de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, se arriscam para ter acesso à unica estação do Move Metropolitano construída na cidade. Ela foi inaugurada em junho do ano passado, mas desde então o trajeto de quem vive nos bairros Palmital, Cristina, São Benedito e Baronesa é feito por uma "pinguela".

Improvisada com madeira e construída pelos próprios moradores, a "pinguela" representa um risco aos usuários do sistema de transporte e, segundo moradores, não é raro alguma tábua soltar ou quebrar. Além disso, o acúmulo de lixo no entorno da região tem atraído animais.

A situação também impede o acesso à estação por pessoas que tenham alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. É o caso do funcionário público Raul Guimarães, que usa uma prótese em uma das pernas.

— É bem difícil porque agora mesmo eles colocaram fogo em um pedaço, está cheio de buracos e, quando chove, é ainda mais difícil. A noite não tem nem como passar.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Segundo a moradora do bairro Cristina, Ivanete Faria dos Reis, a situação de abandono dos acessos à estação do Move também eleva o risco de assaltos aos moradores que precisam passar pela região, especialmente durante a noite. 

Publicidade

— Eu não passo aqui depois das 18h. É muito perigoso. 

Segundo Bruno Galvão, um dos moradores que ajudou a construir a passarela improvisada, o poder público teria prometido a construção de uma passarela na região, mas até agora não foi feito nada.

Publicidade

— Prometeram asfalto, uma rampa e a avenida. Promete, promete, promete e as coisas continuam desse jeito.

Em nota, a prefeitura de Santa Luzia informou que os acessos à estação do Move serão construídos até julho deste ano. Informou também que irá canalizar o córrego que passa sob a "pinguela" e que a limpeza da região é feita regularmente. Em relação à passarela improvida, a Setop (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas) orienta que os moradores passem pela rua Itamarati para chegar à estação. Já a PM (Polícia Militar) afirmou que se reúne periodicamente com a população para discutir formas de melhorar a segurança na região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.