Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito e secretário de Contagem (MG) são investigados pelo MP

De acordo com o órgão, as investigações, que começaram há cerca de um ano, são por lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Regiane Moreira, da Record TV

Imóvel teria sido comprado pelo secretário da cidade mineira
Imóvel teria sido comprado pelo secretário da cidade mineira Imóvel teria sido comprado pelo secretário da cidade mineira

O Prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido), e o secretário de Defesa Social da cidade, Décio Camargos, são investigados pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e pela Polícia Civil, em uma operação denominada “Mi Casa Su Casa”, que apura possíveis crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores, além de outros delitos.

Segundo o MPMG, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação, nesta quarta-feira (17). Os alvos foram as residências dos investigados e seus respectivos gabinetes. Ainda de acordo com o órgão, há indícios de enriquecimento ilícito do prefeito e do secretário.

As investigações, que estão sendo conduzidas pela Procuradoria de Justiça de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, Grupo Especial do Patrimônio Público, Grupo de Apoio Operacional Policial e Núcleo Especial de Combate à Corrupção, apontam que o secretário adquiriu um imóvel, de aproximadamente R$ 3 milhões, onde atualmente mora o prefeito Alex de Freitas.

A operação contou com a participação de um procurador e um promotor de Justiça, dois delegados de polícia e 13 policiais civis.

Publicidade

Por meio de nota, Alex de Freitas informou que "sempre esteve e continua à disposição da Justiça". Confira a nota completa:

"1. O prefeito Alex de Freitas sempre esteve e continua à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento e disponibilizar todos os documentos aos órgãos de controle e fiscalização do Poder Executivo. Essa é uma obrigação do gestor público.

Publicidade

2. Em relação à operação desencadeada pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, esclarece:

a. O prefeito aluga um dos imóveis, em Contagem, de propriedade de Décio Camargos;

Publicidade

b. O contrato de locação atende a todas as regras previstas na legislação;

c. Os alugueis do imóvel onde o prefeito reside são declarados no Imposto de Renda de Alex de Freitas, o que pode ser comprovado por extrato bancário.

3. Diante do exposto, é impossível não ficar indignado com uma operação policial para investigar um assunto que poderia ser esclarecido pelo mero envio de documentos oficiais e declarados à Receita.

4. A cidade de Contagem pode ter certeza que o trabalho, a coragem e o empenho do prefeito Alex de Freitas não serão afetados por operações consideradas, no mínimo, duvidosas. Manteremos a cidade funcionando e os investimentos em obras e melhorias como tem sido a prática desta administração."

* Estagiário do R7, sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.