Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de BH sai de negociação e diz que vai acionar o STF por tombamento da Serra do Curral

Prefeito afirma não concordar com prazo de até um ano para conclusão da proteção definitiva do cartão postal da Grande BH

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Serra do Curral é alvo de impasse sobre tombamento e mineração
Serra do Curral é alvo de impasse sobre tombamento e mineração Serra do Curral é alvo de impasse sobre tombamento e mineração

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta terça-feira (6) que vai sair da mesa de negociação sobre o tombamento da Serra do Curral e irá acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir uma determinação de proteção mais rápida para o cartão postal da Grande BH.

Em comunicado, o prefeito Fuad Noman (PSD), justificou que os prazos de discussões sugeridos nas reuniões de conciliação não atendem aos anseios para a preservação do espaço. A prefeitura de BH tinha até esta terça-feira para informar ao TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) se iria aceitar o calendário proposto.

"Não concordamos em deixar para o ano que vem seu tombamento, conforme proposta feita durante tentativa de conciliação no TJMG. Não podemos admitir que absurdos como este continuem acontecendo", declarou o prefeito.

Leia também

"Saímos da conciliação porque o adiamento dos efeitos do tombamento provisório não impede as atividades minerárias e imobiliárias na Serra do Curral e a PBH insiste na sua total proteção até que seja definido o perímetro do tombamento definitivo", completou.

Publicidade

Segundo Fuad, a ação da prefeitura no STF vai tentar derrubar a decisão do TJMG que impede o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de se reunir para votar o tombamento. A liminar do TJ impede que o encontro ocorra até que acabem as tentativas de conciliação.

Na mesa de negociação estavam representantes as Prefeituras de BH, Nova Lima, Sabará, Governo de Minas, dos órgãos ambientais e da Tamisa (Taquaril Mineração SA), empresa autorizada pelo Governo Estadual a minerar em um trecho da serra na cidade de Nova Lima.

A Prefeitura de Nova Lima informou que não se pronunciará sobre a decisão da PBH. A reportagem tenta contato com os outros envolvidos na negociação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.