Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeituras da Grande BH se juntam para pensar redução de isolamento

"Não vamos misturar a abertura do comércio com a compra de caixões", disse o prefeito da capital mineira ao pedir cautela em relação à flexibilização

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Camila Cambraia, da Record TV Minas

Prefeitos falaram sobre criação de grupo
Prefeitos falaram sobre criação de grupo Prefeitos falaram sobre criação de grupo

As prefeituras de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte vão montar um grupo para discutir, em conjunto, medidas que devem ser adotadas para flexibilizar o isolamento social nos municípios. 

Os chefes do Executivo de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima se reuniram, nesta segunda-feira (27), para alinhar os trabalhos.

Após o encontro, Alexandre Kalil (PSD), prefeito da capital mineira, voltou a afirmar que só vai afrouxar a quarentena na cidade após os técnicos da Secretaria de Saúde concluírem que a decisão não vai aumentar o número de contaminados e de mortos.

— Não vamos misturar a abertura do comércio com a compra de caixão e câmara frigorífica.

Publicidade

Vitor Penido (Dem), prefeito de Nova Lima, afirmou que a expectativa é que todas as cidades da Grande BH possam trocar informações e chegar a um consenso sobre o melhor caminho a ser seguido. O grupo deve voltar a se reunir entre os disa 6 e 7 de maio para tratar do assunto.

— Nova Lima é praticamente um bairro de Belo Horizonte. Gradativamente, nós vamos analisando os setores que têm condições de abrir.

Publicidade

O secretário Planejamento de Belo Horizonte, André Reis, afirmou que especialistas da prefeitura vão analisar, a partir desta segunda-feira, estudos sobre o crescimento da covid-19 na região. Os dados vão ser usados como base para uma possível volta do comércio, que pode acontecer em horários alternados. 

— A pré-condição para esta reabertura é o termômetro epidemiológico da doença. É ele que vai determinar quando e como abrir.

Publicidade

Lojas abertas

Enquanto Kalil mantém regras mais rígidas em Belo Horizonte, alguns prefeitos da região metropolitana já liberaram a abertura da lojas, desde que sejam adotadas medidas de proteção e higienização. Entre os munícios da Grande BH que já estão com portas abertas, estão Betim, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Santa Luzia. 

Na última semana, o governdor Romeu Zema afirmou que metade das 853 cidades mineiras já adotaram alguma medida de flexibilização. O Governo do Estado promete divulgar nesta semana regras que devem ser seguidas pelos municípios que optarem por reduzir a quarentena.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.