Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon-MG fiscaliza aumento abusivo no preço do álcool em gel 

Caso o consumidor se sentir lesado, a denúncia pode ser feita através do site; as punições podem acontecer nas esferas criminal e administrativa

Minas Gerais|Marina Avelar* e Luíza Lanza*, Do R7

Consumidor pode fazer a denuncia pelo do site do Procon
Consumidor pode fazer a denuncia pelo do site do Procon Consumidor pode fazer a denuncia pelo do site do Procon

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) realizou nesta terça-feira (24), uma operação em conjunto com a Polícia Civil para combater as práticas de preço abusivo na venda de máscaras descartáveis e álcool em gel em estabelecimentos de Belo Horizonte.

Ainda segundo o órgão, 17 lojas, entre farmácias e distribuidores, foram denunciadas por consumidores pela prática abusiva.

Sanções

Em contato com o R7, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Paulo de Tarso Morais, informou que, caso o cidadão identifique a prática abusiva, ele deve comunicar ao Procon pelo site do órgão.

Publicidade

— Com alta da demanda, fica mais díficil realizar as fiscalizações. Por isso, após a denuncia, a gente determina quais as medidas fiscais devem ser tomadas.

O especialista ainda aponta que diante deste caso duas medidas podem ser realizadas. A primeira delas, de cunho administrativo, prevê multa, suspensão da atividade e até cassação definitiva da licença de funcionamento. E a segunda, de cunho criminal, uma vez que o aumento abusivo é crime previsto pela Lei Federal 1.521, artigo 4º, que está definido como crime de vantagem e prevê pena de detenção de até dois anos, além de multa.

Publicidade

Veja mais:

*Estagiárias do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.