Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto que proíbe tatuagens em animais será votado em BH

Caso aprovado, donos de animais e de estúdios de tatuagem poderão ser multados e o alvará do local pode ser cassado

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Prática poderá ser proibida em BH
Prática poderá ser proibida em BH Prática poderá ser proibida em BH

Um projeto de lei, que está na pauta de votação da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte nesta segunda-feira (18), pretende proibir a aplicação de piercings e realização de tatuagens em animais, para fins estéticos. 

Os autores do projeto são a vereadora Duda Salabert e o vereador Miltinho CGE, ambos do PDT. De acordo com eles, essa "moda" começou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil e que, embora tatuadores defendam que a prática não causa danos aos animais domésticos, domesticados ou silvestres, veterinários têm opinião contrária. 

"Além da dor, os animais tatuados são expostos a outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas", diz a justificativa ao projeto. 

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe intervenções estéticas muitilantes em pequenos animais. 

Publicidade

"São proibidas cirurgias desnecessárias, sem indicação clínica. Por analogia, ainda que

a tatuagem e o piercing possam não ser vistos como uma intervenção cirúrgica, são

Publicidade

procedimentos exclusivamente estéticos, não agregando nenhum bem estar à saúde

animal, efetivamente configura maus tratos", diz trecho da justificativa.

Publicidade

Projeto

Caso aprovado, o Projeto de Lei 151/2021 proibirá a realização de tatuagens e piercings com fins estéticos e estabelece punição em caso de descumprimento, como advertência, multa e até a suspensão do alvará do local que realizar a intervenção estética. A punição poderá ser aplicada tanto contra o tutor do animal como ao dono do estabelecimento. 

No caso de multas, cujo valor terá que ser regulamentado pela Prefeitura de Belo Horizonte em até 90 dias após a aprovação da lei, o valor arrecadado será revertido para o Hospital Público Veterinário da capital mineira. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.