Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Revoltado com transporte público de BH, usuário cria site para reunir críticas

Página "Não Move" já tem cerca de 2.000 acessos diários e faz ranking de denúncias

Minas Gerais|Márcia Costanti,do R7

Ranking de reclamações cresce rapidamente no site
Ranking de reclamações cresce rapidamente no site Ranking de reclamações cresce rapidamente no site

Desrespeito, atrasos, ônibus lotados, descumprimento de itinerário: todos estes trantornos fazem parte da vida de quem depende do transporte coletivo em Belo Horizonte. O programador Luiz Felipe Pedone, de 26 anos, engrossa as estatísticas. Insatisfeito e cansado de enviar reclamações para a BHTrans, empresa que gerencia o setor na cidade, ele decidiu tomar uma atitude.

Há pouco mais de uma semana, criou o Não Move, site voltado para quem quer divulgar os problemas que já passou com os coletivos da capital mineira.

Tudo começou na sexta-feira da Semana Santa. Com a escala de viagens reduzida devido ao feriado, Pedone foi obrigado a esperar mais de uma hora no ponto de ônibus para conseguir voltar para casa. Conversando com outras pessoas no ponto, ele notou que o problema era recorrente: muitos ali já haviam registrado reclamações, mas nada adiantou.

— Queria fazer algo, um espaço em que pudéssemos reclamar e qualquer pessoa poderia ver. Eu mandava algumas reclamações para a BHTrans e eles me respondiam, mas acho o site mais transparente mesmo.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Em poucos dias, a página recebeu cerca de 150 registros. O número de visitantes cresceu rapidamente: hoje, aproximadamente 2.000 acessam o Não Move. No Facebook, já são quase 100 novas curtidas por dia. Desrespeito com o usuário, atrasos e lotação são líderes no ranking de problemas relatados pelos internautas. A linha que apresenta mais críticas até agora é a 5201 (Dona Clara/Buritis).

Publicidade

O recém-implantado sistema BRT/Move, que serviu de inspiração para o nome do portal, também aparece em algumas mensagens enviadas pelos usuários, segundo o criador da página. Ele afirma que a principal crítica é referente à suspensão de linhas que circulavam na zona norte da cidade. Pedone planeja agora expandir as atividades, conseguir novos colaboradores para gerenciar as postagens e ainda estuda a possibilidade de incluir outras cidades no roteiro de reclamações.

Sobre a realidade atual do transporte e trânsito em Belo Horizonte, ele reflete que “os problemas são muitos” e aposta na conscientização de poder público e população para melhorar o cenário.

— A falta de um transporte público de qualidade gera problemas para todos os lados com relação à mobilidade urbana, já que muita gente prefere usar carro. Mas a causa também está associada à falta de envolvimento da população com o transporte público, de optar pelo automóvel e, assim, piorar os congestionamentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.