Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale aciona nível 2 de emergência em barragem na Grande BH

Barragem Capitão do Mato registrou aumento no nível de água devido ao volume de chuvas; moradores deixaram suas casas há três meses

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Barragem fica em região de condomínios na Grande BH
Barragem fica em região de condomínios na Grande BH Barragem fica em região de condomínios na Grande BH

A Vale elevou de 1 para 2 o nível de emergência na barragem Capitão do Mato, localizada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a mineradora, a medida foi tomada por causa da elevação no nível da água da barragem com as chuvas que caem na região nas últimas semanas. 

Em nota, a empresa disse que "alguns instrumentos da estrutura apontaram alterações temporárias no nível de água", mas que esses níveis já teriam retornado ao normal. 

"A barragem permanecerá preventivamente em nível 2 até a conclusão da análise técnica do histórico e das condições atuais da estrutura", diz trecho da nota divulgada pela Vale. Os estudos "As-Is" estão em andamento e serão avaliados por uma auditoria independente. 

Famílias removidas

Publicidade

Moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento), ou seja, que viviam em região que seria a primeira a ser atingida em caso de rompimento, foram retirados de suas casas em novembro passado, por causa de obras de reforço na barragem Vargem Grande.

De acordo com a Vale, a Capitão do Mato é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, com aterro convencional. A estrutura é "monitorada permanentemente por uma série de instrumentos, como piezômetros, radares, estações robóticas, câmeras de vídeo, e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico".

Publicidade

A mineradora informou que a elevação para o nível 2 de emergência não impactará no plano de produção de minério de ferro deste trimestre. 

Emergência

Publicidade

Com a medida, agora, além da Capitão do Mato, já são cinco as barragem com nível 2 de emergência no estado: barragem de rejeitos, da ArcellorMittal, em Itatiaiuçu; Forquilha II e Grupo, da Vale, em Ouro Preto; e Sul Inferior, em Barão de Cocais, também da Vale. 

Outras quatro barragens estão em nível 3 de emergência, que significa risco iminente de rompimento: B3/B4, da MBR, em Paraopeba; Forquilhas I e III, da Vale, em Ouro Preto; e Sul Superior, também da Vale, em Barão de Cocais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.