Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale suspende emissão de rejeitos em barragem da maior mina de MG

Barragem de Laranjeiras teve o nível de emergência elevado para 1 e mina de Brucutu deve sofrer impacto de 1,5 milhão de tonelada de minério por mês

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Mina de Brucutu é a maior do estado
Mina de Brucutu é a maior do estado Mina de Brucutu é a maior do estado

A Vale suspendeu nesta segunda-feira (2) as atividades em uma das barragens que fazem parte da mina do Brucutu, a maior do estado de Minas Gerais, responsável pela produção de 30 milhões de toneladas de minério de ferro. 

Com isso, a barragem Laranjeiras, que fica em São Gonçalo do Rio Abaixo, a 88 km de Belo Horizonte, não vai mais receber rejeitos que vem da mina do Brucutu. A Vale também determinou a elevação para o nível 1 no risco de emergência, conforme o protocolo da ANM (Agência Nacional de Mineração). O nível 1 não exige que moradores que vivem próximo ao local sejam retirados de suas casas.

De acordo com a mineradora, a barragem Laranjeiras teve sua DCE (Declaração de Condição de Estabilidade) emitida em 30 de setembro e está em situação regular. 

A Vale não esclareceu quais os problemas a barragem teria apresentado para que o nível de emergência fosse elevado, mas a suspensão deve durar entre um e dois meses, conforme previsão da própria mineradora. 

Durante o período de atividades paralisadas, a usina de Brucutu operará com cerca de 40% de sua capacidade "por meio de processamento a úmido com rejeito filtrado e empilhado". A suspensão deverá impactar em 1,5 tonelada a produção de mensal do minério de ferro na barragem. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.