Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Impreciso: Rússia está proibida de competir na Olimpíada de Paris

Membro honorário do COI sugeriu o banimento dos atletas russos e belarussos por causa da guerra contra a Ucrânia

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Olimpíada de Paris será no fim de julho de 2024
Olimpíada de Paris será no fim de julho de 2024 Olimpíada de Paris será no fim de julho de 2024

Craig Reedie, ex-vice-presidente e membro sênior do COI (Comitê Olímpico Internacional), afirmou que atletas da Rússia e de Belarus podem não ter permissão para competir na Olimpíada de Paris 2024 por causa da invasão da Ucrânia. 

Belarus está envolvida porque foi usada como palco para a invasão da Ucrânia pela Rússia, que Moscou chama de "operação militar especial".

Diferentemente do que aponta uma publicação no Twitter, não existe nenhuma confirmação de que os dois países não poderão competir na França, já que a fala de Reedie foi, por enquanto, somente uma sugestão. No caso, um portal de notícias sobre vôlei foi o responsável pela publicação, que já recebeu mais de mil interações até o momento da publicação desta reportagem.

"Uma decisão terá que ser tomada sobre o que acontece com cada um desses dois países, e meu palpite é que o sentimento geral seria de que eles não deveriam se qualificar", disse Reedie à mídia britânica.

Publicidade

Em fevereiro, o COI emitiu orientações aos órgãos dirigentes esportivos para que "não convidem ou permitam a participação de atletas e oficiais russos e belarussos em competições internacionais".

Reedie acredita que há pouca chance de que os dois países, que viram várias federações banir suas equipes e atletas de competições com base nessa recomendação do Comitê Olímpico, possam voltar às competições em breve.

Publicidade
Rússia e Belarus ainda não foram oficialmente banidas da Olimpíada de Paris, em 2024
Rússia e Belarus ainda não foram oficialmente banidas da Olimpíada de Paris, em 2024 Rússia e Belarus ainda não foram oficialmente banidas da Olimpíada de Paris, em 2024

O COI insistiu que a Rússia deveria ser impedida de participar de eventos internacionais “para proteger a integridade das competições esportivas globais e para a segurança de todos os participantes”.

Thomas Bach, atual presidente do comitê, também afirmou que as proibições a atletas russos e belarussos são, em parte, para sua própria segurança, para protegê-los de supostas agressões que enfrentariam em eventos internacionais. 

Publicidade

“A segurança dos atletas e oficiais russos e belarussos não pode ser garantida por causa dos profundos sentimentos anti-russos e antibelarussos em tantos países após a invasão”, disse Bach aos membros do COI em uma reunião online.

Reedie afirma que a necessidade de uma proibição da Rússia é uma opinião amplamente compartilhada no momento, apesar de exceções em esportes como boxe, ciclismo, judô e tênis – embora os tenistas russos não tenham tido permissão para competir no Grand Slam de Wimbledon neste mês.

Além disso, o ex-vice-presidente aponta outro obstáculo para a participação dos dois países em Paris 2024. Agora, cerca de dois anos antes dos Jogos, começa o período de disputas classificatórias, conforme definido pelas federações internacionais e pelo COI.

Leia também

Dessa forma, é "improvável" que alguém se classifique, além dos três esportes (ciclismo, judô e tênis) que não usam a mesma forma de classificação. "E eles serão capazes de se classificar [nesses três esportes]? Eu não tenho certeza”, confessou Reedie.

Por fim, o membro honorário do COI observou que seria difícil para os russos entrar em competições de qualificação depois que elas já foram iniciadas – mesmo que fossem convidados a voltar para esportes internacionais.

"É muito difícil no meio do caminho dizer 'todos vocês que se qualificaram agora, nós mudamos as regras'", comentou o ex-vice-presidente.

A posição do COI

De acordo com as resoluções do CE (Conselho Executivo) do comitê, foi recomendado às Federações Esportivas Internacionais e aos organizadores de eventos esportivos em todo o mundo fazer tudo para garantir que nenhum atleta ou oficial esportivo da Rússia ou de Belarus seja autorizado a tomar parte sob o nome de Rússia ou Belarus. 

Cidadãos russos ou belarussos, como indivíduos ou equipes, devem ser aceitos apenas como "atletas neutros ou equipes neutras". Além disso, não devem ser exibidos símbolos, cores, bandeiras ou hinos nacionais.

O CE do COI manteve sua recomendação urgente, emitida em 25 de fevereiro de 2022, de não organizar nenhum evento esportivo na Rússia ou Belarus. 

Os atletas perderão os eventos de qualificação para Paris como resultado das medidas, e Thomas Bach disse, ainda em maio, que a participação da Rússia na Olimpíada não era clara.

O COI, no entanto, não sancionou nem baniu os membros russos que fazem parte do comitê de participar das reuniões olímpicas e também não sancionou o Comitê Olímpico Russo.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão programados para começar em 26 de julho e terminarão em 11 de agosto.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checaremos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiária do R7, com edição de Fabíola Glenia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.