Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relembre 5 acidentes aéreos envolvendo personalidades brasileiras

Quais foram as causas e resultados das investigações

MonitoR7|Do R7

Acidentes aéreos com personalidades brasileiras
Acidentes aéreos com personalidades brasileiras Acidentes aéreos com personalidades brasileiras

O acidente que tirou a vida da cantora Marília Mendonça e de outras 4 vítimas, há pouco mais de uma semana (último dia 5), não é exceção entre personalidades brasileiras. Confira outros cinco acidentes envolvendo figuras públicas que terminaram com mortes trágicas ou apenas com ferimentos leves. Confira as causas e resultados das investigações mais recentes:

Eduardo Costa - 2011

Cantor sertanejo sofreu acidente com avião em 2011
Cantor sertanejo sofreu acidente com avião em 2011 Cantor sertanejo sofreu acidente com avião em 2011

Poucos se lembram do acidente que o cantor sofreu, em 2011. A aeronave teve problemas ao pousar em Manhuaçu, Minas Gerais, na Zona da Mata.

Segundo informações da assessoria do cantor, a aeronave apresentou uma falha no sistema de freios, saiu da pista e invadiu uma lavoura. E não foi somente um susto. De acordo com informações da unidade de saúde, Eduardo Costa sofreu fraturas na mão direita e no nariz, além de levar pontos na boca. Ele foi medicado e passou por exames de raio-x.

Publicidade

Em um depoimento mais recente, Eduardo atribui ao acidente o motivo de tantas mudança de aparência e de vários procedimentos estéticos - “O que eu fiz foi pra poder corrigir algumas coisinhas do acidente porque ficou muito horroroso, muita cicatriz, uma parte do rosto afundou e se eu fosse fazer cirurgia ia demorar, e eu tinha agenda [de shows para cumprir]. Tinha vendido 10 mil ingressos e não podia deixar de cumprir”, relembrou.

Além do cantor, outras quatro pessoas estavam no avião. Apenas o artista ficou ferido e foi levado para o Hospital César Leite, em Manhuaçu.

Publicidade

Luciano Huck e Angélica - 2015

Luciano, Angélica e os filhos estavam na aeronave que fez um pouso forçado
Luciano, Angélica e os filhos estavam na aeronave que fez um pouso forçado Luciano, Angélica e os filhos estavam na aeronave que fez um pouso forçado

Em 2015, os dois apresentadores e a família sobreviveram a um pouso forçado de avião de pequeno porte, em Mato Grosso do Sul. Acompanhados do casal, estavam no bimotor os três filhos, duas babás e o dois pilotos que conduziam a aeronave

Publicidade

No dia do acidente, a assessoria da Santa Casa, hospital em que os apresentadores foram socorridos, informou que Angélica havia sofrido escoriações e as demais pessoas que estavam na aeronave passavam bem.

Após seis anos do incidente, a polícia concluiu que a instalação de uma peça invertida provocou pouso forçado. Esta peça é o capacitor, que é um componente que fica dentro do tanque de combustível. Sem a instalação adequada, o piloto teve uma leitura incorreta do combustível disponível, cujo nível sinalizado no painel apareceu em maior quantidade do que efetivamente existia na aeronave, no momento do voo.

Ainda que o bimotor esteja supostamente ligado a um suposto esquema de compra e venda ilegal de peças de aeronaves, até o momento nenhum individuo foi responsabilizado pelo erro.

Teori Zavascki - 2017

Ministro do STF morreu em queda de avião
Ministro do STF morreu em queda de avião Ministro do STF morreu em queda de avião

O ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Lava Jato tinha 68 anos quando sofreu um acidente aéreo fatal, em Paraty, litoral sul do RJ, em janeiro de 2017. Junto a ele, havia mais quatro pessoas a bordo.

O voo saiu do aeroporto Campo de Marte, na cidade de São Paulo, às 13h (horário de Brasília). Porém, a aeronave caiu no mar já próximo à Ilha Rasa, na costa de Paraty. Chovia muito na região da queda.

A tragédia gerou consternação no meio jurídico, político e empresarial. Teori era o relator da Lava Jato, na época, e houve especulação de que a queda do bimotor poderia ter sido provocada por desavenças políticas - o que não se confirmou. Michel Temer, presidente na época, fez um pronunciamento, no qual lamentou a morte do ministro do STF e anunciou luto oficial de três dias.

Após dois anos de investigação, o Ministério Público Federal concluiu que não havia indícios de crime para a queda da aeronave e o inquérito sobre o acidente foi arquivado.

Ricardo Boechat - 2019

Âncora da Band morreu em 2019, em queda de helicóptero
Âncora da Band morreu em 2019, em queda de helicóptero Âncora da Band morreu em 2019, em queda de helicóptero

O jornalista, âncora e locutor de rádio brasileiro já esteve presente nos principais jornais do país. Boechat morreu devido à queda do helicóptero que o levava de Campinas para São Paulo, depois de realizar uma palestra na cidade do interior paulista, em fevereiro de 2019.

A queda da aeronave aconteceu na Rodovia Anhanguera, batendo na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. Além de Boechat, o piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o motivo principal, entre vários, foi a falta de manutenção da aeronave e indisciplina de voo.

Além disso, o relatório, de 65 páginas, aponta que o compressor da aeronave foi trocado pela última vez em 1988 e que as peças estavam vencidas. O laudo ainda diz que o tubo de distribuição de óleo estava entupido e que a troca de óleo, que deveria ser feita todos os anos, chegou a ficar três anos sem ser feita.

Gabriel Diniz - 2019

Cantor sertanejo morreu no auge da carreira, assim como Marília Mendonça
Cantor sertanejo morreu no auge da carreira, assim como Marília Mendonça Cantor sertanejo morreu no auge da carreira, assim como Marília Mendonça

Em 27 de maio de 2019, morreu tragicamente o cantor Gabriel Diniz, de 18 anos. O músico vivia o auge da carreira, tendo emplacado o hit "Jennifer".

O avião que o transportava caiu no povoado de Porto do Mato, na cidade de Estância, em Sergipe. Na noite passada do acidente, Gabriel Diniz havia feito um show em Feira de Santana, na Bahia. O cantor estava indo encontrar a família para comemorar o aniversário da namorada, Caroline Calheiros. 

A Investigação do Cenipa concluiu, após apuração, que as condições climáticas estavam desfavoráveis. Além disso, a atitude e a falta de disciplina do piloto tiveram um papel decisivo no acidente. 

A apuração apontou ainda que o piloto, Linaldo Xavier, estaria pilotando o avião e que o co-piloto, Abraão Faria, não estava na cabine. Diante das condições climáticas desfavoráveis, o piloto tomou a decisão errada, de continuar voando. Os tripulantes tabém foram vítimas desse acidente fatal.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.