Folha de Pernambuco América Latina se aproxima do pior momento da pandemia de Covid-19, alerta OMS

América Latina se aproxima do pior momento da pandemia de Covid-19, alerta OMS

'O epicentro da epidemia está se mudando da Europa para as Américas, o que nos deu tempo para nos preparar para o que está por vi'", disse Cristian Morales, representante no México da Organização Mundial da Saúde (OMS)

'O epicentro da epidemia está se mudando da Europa para as Américas, o que nos deu tempo para nos preparar para o que está por vi'

'O epicentro da epidemia está se mudando da Europa para as Américas, o que nos deu tempo para nos preparar para o que está por vi'

Folha de Pernambuco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quarta-feira que a América Latina está prestes a experimentar o pior momento da pandemia de coronavírus e que os países da região devem expandir suas capacidades de detecção de vírus.

"O epicentro da epidemia está se mudando da Europa para as Américas, o que nos deu tempo para nos preparar para o que está por vir", disse Cristian Morales, representante no México da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em uma coletiva de imprensa virtual.

Leia também:
OMS diz que coronavírus 'nos acompanhará por muito tempo'
Angústia nas UTIs brasileiras, sobrecarregadas por casos de Covid-19

"O que não é tão benéfico e o que não podemos escapar é que estamos prestes a experimentar o pior momento da epidemia na região e no México", acrescentou. Morales recomendou que os países expandam suas capacidades de detecção de vírus nos níveis nacional e local. "Essa é a direção para qual devemos apontar e devemos manter o distanciamento física", afirmou.

Antonio Molpeceres, coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no México, disse que a reconversão de hospitais deve ser acelerada para enfrentar a pandemia. "Há também outras (medidas) que eu gostaria de destacar, a primeira é a necessidade de acelerar a reconversão de hospitais e serviços de saúde no país, para enfrentar a epidemia do Covid 19", afirmou o funcionário.

O México, que até agora registrou mais de 8.700 casos confirmados de coronavírus e mais de 700 mortes, elevou o nível de alerta de saúde na terça-feira devido a um rápido aumento no número de infecções. Ao mesmo tempo, as autoridades mexicanas adquiriram vários suprimentos médicos da China para atender à emergência. Apesar disso, houve protestos dos funcionários da saúde, que afirmam não possuir material de proteção adequado para o trabalho.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte

Últimas