Bancos reforçam atendimento remoto para evitar filas

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, instituições pagadoras do Auxílio Emergencial do Governo Federal, dizem que não há necessidade de filas

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, instituições pagadoras do Auxílio Emergencial do Governo Federal, dizem que não há necessidade de filas

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, instituições pagadoras do Auxílio Emergencial do Governo Federal, dizem que não há necessidade de filas

Folha de Pernambuco

Desde o início das medidas mais efetivas de combate à disseminação da Covid-19 no Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)tem promovido várias ações, entre elas a redução do atendimento ao público nas agências bancárias de todo o País. Por isso, desde o dia 25 de março ele acontece das 10h às 14h.

Porém, mesmo diante da recomendação das autoridades sanitárias mundiais de que a população evite se deslocar às agências bancárias, dando preferência a utilização de produto e serviços bancários pelos canais digitais, o que se presencia são filas gigantescas em grande maioria das instituições bancárias pelo Brasil.

Em Pernambuco, a situação não é diferente, em especial, nos últimos dias, com a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 pago pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Diante dessas filas cada dia mais intensas em frente a esses bancos, a reportagem procurou saber o que tem provocado esse movimento e o que eles têm sido feito a fim de minimizar essa cena de aglomeração cada vez mais frequente.

Leia também:
Caixa já registrou 32,2 milhões de cadastros para auxílio emergencial
Mães com direito a auxílio emergencial de R$ 1.200 receberão a partir do dia 14


Por nota, a Caixa esclareceu que não é necessária a aglomeração de pessoas nas agências e na rede de lotéricas para acessar o Auxílio Emergencial. “Todo o cadastramento e recebimento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo Caixa “Auxílio Emergencial” que pode ser baixado no celular. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site auxilio.caixa.gov.br e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado”, diz o material.

A Caixa ainda ressaltou que suas unidades priorizam o atendimento presencial no interior das agências, que segue com fluxo limitado para preservar a distância de ao menos um metro entre as pessoas, apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.

Já o Banco do Brasil, que também atende dentro do horário reduzido ao público, destacou que o atendimento presencial é oferecido somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves. “Todos os demais serviços bancários oferecidos pelo BB aos seus clientes, como crédito, renegociação de dívidas, abertura de contas, bem como pagamentos e transferências estão à disposição por meio de sua plataforma digital”, afirma o banco.


Serviço:

Banco do Brasil

Pelo Aplicativo BB (smartphone); portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). O BB ainda disponibiliza atendimento pelos terminais de autoatendimento, Banco 24 Horas e correspondentes bancários.


Caixa Econômica Federal

Para quem faz parte do grupo de risco, o banco mantém a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências. A lista dessas unidades pode ser consultada no http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx"www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.
Demais serviços, estão disponíveis no www.caixa.gov.br. Mais informações, pelo 0800 726 8068


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte