COm VInhos 20

Em breve, o champanhe mais caro do mundo ganhará edição biodinâmica

Em breve, o champanhe mais caro do mundo ganhará edição biodinâmica

Em breve, o champanhe mais caro do mundo ganhará edição biodinâmica

Folha de Pernambuco

Essa corruptela da COVID19, ainda que infame, tem boas intenções, leitor. Quero lhe distensionar. Nesse momento, o mundo está dominado pelo novo Coronavirus, o SARS-CoV-2, irmão do vírus que causou aquele surto de grave doença respiratória, há 17 anos atrás. Na verdade, estamos mesmo mais dominados pela avalanche de notícias alarmantes sobre esta doença. Que tem seu fundo de verdade, claro. Mas o alarde... Aproveitando esse espaço para reforçar alguns dados sobre a COVID19, visando sua conscientização.

Esse atual Coronavirus é bem mais contaminante que o de 2002. Em média, um doente contamina duas a três pessoas. Mas os sintomas são mais leves e a doença é bem menos letal (2,3% vs 19,6%). A fonte de contaminação mais relevante é por tosse e espirro, portanto se afaste de multidões.

Se for impossível, não tenha vergonha, se transforme em um chinês ou japonês e use máscara, de preferência do tipo N95. Como disse um folião gaiato, se não lhe proteger 100%, pelo menos esconde sua feiura! Brincadeira, viu? Bem, tá bom de doença. Hoje vou transcrever notícias amenas e não alarmantes, como é o mundo do enoturismo e do vinho.

Em Portugal, teve lugar o Painel Nacional de vinhos de 2020, uma prova às cegas que premia tintos, brancos e espumantes. Entre os brancos, o Quinta Maria Izabel 2017 foi eleito como o melhor do Douro. Os jurados o rotularam como um vinho intenso, boa fruta, fresco, acidez equilibrada e delicado final de boca. Como você sabe, amigo, esse vinho está disponível no nosso mercado local.

“Delas Frères, um dos mais famosos produtores do Rhône, inaugurou uma adega de €18 milhões na cidade de Tain l’Hermitage. Projetada pelo arquiteto sueco Carl Fredrick Svenstedt (que criou a belíssima Domaines Ott, na Provence), a nova instalação de 6.000 metros quadrados é inteiramente de pedras de vidro e aço....

A nova vinícola também inclui um elemento turístico, com passeios no local e a chance de comprar e provar toda a gama de Delas. Uma antiga residência no local também foi redesenhada e seus 11 quartos serão usados para hospedar convidados”. Vi uma foto da vinícola. O prédio é lindo!

Você deve estar me achando doido, de sugerir turismo no continente europeu, nesse instante. Mas, pode crer nas providências das entidades médicas, essa epidemia vai ser controlada em poucos meses. Enquanto isso, se você acredita na biodinâmica como fator de saúde, veja essa.

“A casa de Champanhe Louis Roederer anunciou o lançamento da safra 2012 de Cristal como sendo a primeira a ser feita com uvas 100% cultivadas de acordo com a filosofia biodinâmica.” Segundo a Roederer, esse é o início de uma nova era. Pois que venha essa “nova era”. Sem vírus! Tim, tim, brinde à vida.

*É médico e enólogo. Escreve quinzenalmente neste espaço