Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo formado por cônsules quer promover economia pernambucana

Entidade será formalizada em breve para atuar na articulação de negócios entre Pernambuco e os 23 países integrantes do grupo

Folha de Pernambuco|Do R7

Entidade será formalizada em breve para atuar na articulação de negócios entre Pernambuco e os 23 países integrantes do grupo
Entidade será formalizada em breve para atuar na articulação de negócios entre Pernambuco e os 23 países integrantes do grupo Entidade será formalizada em breve para atuar na articulação de negócios entre Pernambuco e os 23 países integrantes do grupo

Uma nova entidade composta por 23 cônsules honorários será criada para promover a economia Pernambucana e negócios entre o Estado e países de todo o mundo. A intenção do núcleo é fazer com que as nações troquem informações estratégicas que auxiliem na movimentação financeira de ambas as partes.

O grupo estratégico está em sua fase final de elaboração e o anúncio sobre a criação foi feito por representantes da Eslovênia, Eslováquia e Cabo Verde durante visita ao diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi. Entre os países que integram o núcleo, estão Colômbia, Guatemala, Áustria, Bélgica, Bulgária, Cabo Verde, Chipre, Eslováquia, Espanha, Eslovênia, Finlândia, Grécia, Holanda, México, Malta, República Tcheca, Romênia, Senegal, Suécia, Suíça, Costa do Marfim, Equador e Filipinas.

Leia também:

Itália inaugura consulado no Recife e anuncia parcerias com indústria da moda e uva de Petrolina

Publicidade

De acordo com o cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael, as conversas do grupo surgiram do interesse dos países em movimentar a economia. “É um grupo que nasceu de maneira informal com representantes em Pernambuco, que é um hub aqui no Nordeste. A ideia é facilitar a troca de informações, conseguir informação de algum órgão do governo, entidades. Não estamos apenas para fazer evento da data nacional, queremos gerar negócios, fortalecer as relações”, contou.

De acordo com o cônsul honorário de Cabo Verde em Pernambuco, José Ricardo Galdino, a intenção é fazer com que os países contribuam com as exportações em Pernambuco. “Pernambuco tem que estar dentro desse conhecimento consular. A nossa estratégia é que a união faz a força, conhecendo a economia, gastronomia, cultura de cada país. Pernambuco precisa exportar mais, e tem total capacidade de ser o porta-voz de uma boa economia, fortalecendo o Estado com outros países”, disse.

O cônsul honorário da Eslováquia no Recife, João Alixandre Neto, destaca que os representantes se encontram a mais de um ano e a Eslováquia já troca experiências com pernambucanos. “Já temos nossas reuniões mensais e temos encontros especiais dependendo do assunto que vamos abordar. Nós já tivemos outros encontros que fizemos uma ponte com Pernambuco para trocar nossas experiências, em diversas áreas”, afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.