Olinda inicia fiscalização preventiva em bairros do município

Guardas municipais, agentes de transporte e trânsito, agentes de controle urbano, além de policiais militares orientaram nesta manhã moradores dos bairros de Caixa D'Água e Águas Compridas

Guardas municipais, agentes de transporte e trânsito, agentes de controle urbano, além de policiais militares orientaram nesta manhã moradores dos bairros de Caixa D'Água e Águas Compridas

Guardas municipais, agentes de transporte e trânsito, agentes de controle urbano, além de policiais militares orientaram nesta manhã moradores dos bairros de Caixa D'Água e Águas Compridas

Folha de Pernambuco

Bairros de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, começaram a receber fiscalização nesta terça-feira (12) após o decreto de quarentena feito Governo de Pernambuco. O município é uma das cidades que deverão adotar medidas mais rígidas de isolamento social, assim como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, nesta terça há 34 pontos de bloqueios distribuídos nesses locais.

Sete destes pontos são em Olinda: Estrada de Águas Compridas, no bairro de Águas Compridas; Estrada de Caenga Compridas, no bairro de São Benedito; rua da Linha, no bairro do Alto da Bondade; Estrada de Passarinho, no bairro do Passarinho; avenida Leopoldino Canuto de Melo, no bairro de Caixa D'Água; avenida Tabajaras, no bairro de Tabajara; e na avenida Correia de Brito, no bairro de Sítio Novo.

Nestes locais, guardas municipais, agentes de transporte, trânsito, além de policiais militares, orientaram motoristas sobre a obrigatoriedade da circulação dos veículos somente em situações emergenciais e de acordo com o rodízio estabelecido no decreto em que veículos com placas de número final ímpar só devem circular em dias ímpares, assim como as placas com número final par, que devem circular somente nos dias pares.

Leia também:
Quarentena: bloqueios são montados no Recife para orientação de condutores
Pernambuco adota medidas mais rígidas para combate ao coronavírus
Paulo Câmara diz que academia, salões e barbearias não abrirão em Pernambuco


Sobre essas abordagens que passam a ser obrigatórias a partir deste sábado (16), o secretário de Transportes e Trânsito do município, Coronel Rômulo Lamenha, contou que todas as recomendações feitas pelo Governo de Pernambuco estão sendo cumpridas, inclusive as de apreensões de veículos em situações de extrema desobediência do condutor, mas que todas as ações serão tomadas com bastante cautela.

"Sempre tem alguém que vai levar um pessoa no médico com urgência, então, precisamos usar a sensatez e o equilíbrio nas abordagens. Vamos agir sempre se maneira coerente, lembrando que o mais importante é se manter em casa para evitar a proliferação do vírus", contou Lamenha.

Além da fiscalização nos pontos de bloqueio, agentes de controle urbano de Olinda orientaram, nesta manhã, moradores dos bairros de Caixa D'Água e Águas Compridas sobre a necessidade de manter o distanciamento social e também sobre o fechamento dos comércios não essenciais que ainda funcionam irregularmente na área. A ação aconteceu das 6h às 9h30.

Segundo a Prefeitura de Olinda, as fiscalizações em caráter preventivo vão acontecer diariamente em quatro bairros do município, sempre no horário da manhã e no horário da tarde. Ainda nesta terça, passarão por fiscalização os bairros de Casa Caiada e Bairro Novo, das 16h30 às 19h30.

Segundo o Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, as operações estão funcionando primeiramente em bairros com maior aglomeração. "Toda essa ação tem o teor educativo. Nosso objetivo é orientar todos sobre a necessidade do isolamento social que é a melhor forma de combater o novo coronavírus", afirmou o secretário.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte